Não, eu nunca serei...

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Oi!

Tudo bem? Como foi seu dia? Espero que tenha sido ótimo...

Sabe aquele momento em que você decide deixar de ser enganado(a) e iludido(a)? A música Stepping Stone (a tradução literal seria Trampolim. Acho mais adequada a seguinte tradução: Pedra de Apoio). Essa música tem uma letra forte. É um aviso para quem acha que relacionamento é somente para o próprio ego.

Eu conheci a Duffy da mesma maneira que a maior parte dos brasileiros, ouvindo a música Mercy (Misericórdia). Nessa música eu já me apaixonei pela voz e procurei tudo que eu pude achar sobre ela. Eu lembro que a música Stepping Stone foi a 3ª música que ouvi. E a cada música eu gostava mais dela e do álbum como um todo.

Essa música tem uma batida gostosa, tem um pouco de tango, R&B e neo soul. Ela é clássica. É o tipo de música que ficará para sempre na memória de quem ouvir. Duffy canta com muita tranquilidade no início e a música vai crescendo. O que eu acho interessante são os vocais de fundo. Eles são quase imperceptíveis, se você prestar bastante atenção vai conseguir ouvi-los. Eles fazem um "Uuhh" durante toda a música e canta junto com Duffy o refrão.

Não vou falar pra você trechos que gosto mais. Toda música merece ser ouvida com atenção. Ela te transporta para um filme da década de 60 ou 70.

Ouça. Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: Stepping Stone
De onde: CD Rockferry
Quem canta: Duffy
Compositor: Aimée Ann Duffy e Steve Booker

Eu sei que é errado...

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Olá!

Tudo bem? Como você está hoje? Sabe aquelas músicas que falam a verdade de maneira simples e certeira? Então, a música Hanging On Too Long (Apegado Por Muito Tempo) fala de uma verdade muito comum.

A música mostra como, muitas vezes, nos apegamos a certas coisas e, normalmente, pessoas e achamos que aquilo é bom. São falsas esperanças que levam a vários erros. A letra é bem simples. Leia o refrão:
I know it's wrong, I do - Eu sei que é errado. Eu sei
Hanging on too long - Me apegar tanto tempo
And I know it's wrong - E eu sei que é errado
Hanging on too long - Me apegar tanto tempo

Simplicidade e verdade transformada em música. Cantada com muita emoção por Duffy. Eu fico impressionado com a voz dela. Ela consegue cantar músicas modernas e fazer delas eternas. Nessa música você vai ouvir uma Duffy cantando com notas fortes como se fosse uma das divas da soul music.

Tem um trecho que gosto muito. É a ponte para subir o tom da música. Fica entre 2min33seg até 2min50seg. Ela atinge notas agudas e depois volta para a tranquilidade. Ela canta suavemente e depois a música cresce novamente.

Ouça e se apegue a música. Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: Hanging On Too Long
De onde: CD Rockferry
Quem canta: Duffy
Compositor: Aimée Ann Duffy, Jimmy Hogarth e Eg White


Muito tarde!

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Oi!

Como você está hoje? Como foi seu dia?

Sabe aquele momento que você decidi terminar um relacionamento por perceber que você é a única pessoa comprometida? Então, Duffy fala disso na música Delayed Devotion (Devoção Atrasada).

Uma coisa que percebi nela foi o antagonismo que ela tem nas músicas. Já falei de uma música dela que eu achei que era romântica e na verdade era o término de um relacionamento (http://guilherme-leandro.blogspot.com.br/2013/07/guarde-para-suas-oracoes.html).

Essa música segue a mesma linha. Parece ser uma música para dançar, mas é o ultimato que ela dá ao homem que a ignorava. Ela canta tranquilamente e com certeza. A música tem uma batida e muito gostosa de ouvir.

A melhor parte fica entre os 2min04seg até 2min24seg. O ritmo muda e Duffy com mais firmeza. Esse é o trecho que mais gosto. O final é a melhor parte. E a letra fala por si só.
You played me - Você me confundiu
For a fool for too long - Com uma boba por muito tempo
Blinded by your lies - Cega por suas mentiras
I never saw your all - Eu nunca te vi por completo
I'm no longer - Não vou mais ficar
Under your spell - Sob seu feitiço
Hear it in a song - Ouça numa canção que
You can go to Hell - Você pode ir para o inferno

Ouça antes que seja tarde. Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: Delayed Devotion
De onde: CD Rockferry
Quem canta: Duffy
Compositor: Aimée Ann Duffy, Jimmy Hogarth e Eg White

Gaste comigo...

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

 Olá!

Como foi seu dia? Espero que tenha sido bom. Dica: gaste tempo com o que você ama. Eu amo falar de música, não sei quantas pessoas realmente leem o que escrevo aqui, mas é tão bom para mim. Esse momento em que ouço uma música e tento descreve-la em palavras é ótimo!

A música de hoje fala um pouco disso. De gastar tempo com o amor. Ela se chama Syrup & Honey (Açúcar & Mel) e lindamente cantada por Duffy. Uma cantora galesa que é fruto da onde Amy Winehouse. Ela tem uma voz da década de 40 o que a faz eterna. Se você ouvir essa música vai entender. Ela não tem o grave da Amy, mas tem quase o mesmo jeito de cantar e a rouquidão característica das grandes cantoras (Dinah Washington, Nina Simone e muitas outras).

Essa música é doce e melodiosa. Somente a voz de Duffy e a uma guitarra e alguns violinos em poucos momentos da música. A letra é extremamente doce (sem fazer trocadilho com o título). É o pedido de uma pessoa por mais atenção.

Duffy já começa a música suspirando. Depois começa a cantar e a guitarra a acompanha durante toda a música. É uma canção acústica. Perfeita para um luau. Ela poderia ter sido um blues com orquestra e uma superprodução, mas a escolha de um arranjo intimista faz mais sentido para a música.

Ouça e descubra essa doçura. Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz

Música: Syrup & Honey
De onde: CD Rockferry
Quem canta: Duffy
Compositor: Aimée Ann Duffy e Bernard Butler

Eu me machuquei - Bônus Semanal

domingo, 27 de outubro de 2013



Olá!

Como foi seu domingo? Espero que tenha sido ótimo!
 
Sabe aquelas músicas que te viciam? Eu sou um viciado em música e tem algumas que me viciam mais ainda. Essa semana eu fiquei viciado na música Baby, Baby, Baby de Aretha Franklin. Essa música faz parte do CD I Never Loved A Man The Way I Love You (Nunca Amei Um Homem Do Jeito Que Te Amo) de 1967. É desse álbum a música Respect (Respeito) que fez Aretha internacionalmente conhecida.
 
Essa música foi escrita por Aretha e sua irmã Carolyn. Uma parceria que rendeu uma música eterna. A letra é linda e verdadeira e a melodia carregada de R&B, Soul e Blues. Quando ouvi-la vai perceber como os cantores modernos tem Aretha como referência musical. Ela canta como uma cantora de R&B moderno (Mariah Carey, Christina Aguilera, Keyshia Cole, Alicia Keys e muitas outras). Por sinal foi esse jeito de cantar que prendeu meus ouvidos. Só nessa semana já ouvi mais de 50 vezes (no aplicativo onde ouço música conta quantas vezes a música foi reproduzida).
 
Eu gostei das notas longas e crescentes que Aretha faz ao final das frases. A primeira e a melhor fica exatamente aos 33seg (ela diz I'd rather hurt myself = Eu prefiro me ferir). Depois ela só melhora a música com notas agudas e precisas. Tem um trecho que ela faz uma coisa que poucos cantores conseguem (ouça a partir dos 1min56seg até 2min04seg). Ela fala a palavra Baby várias vezes em notas e entonações diferentes. E para terminar ela faz uma nota aguda na frase I need you (Eu preciso de você) que fica entre 2min33seg e 2min46seg.
 
Quando a música terminou a primeira vez eu senti um vazio. Parece que algo não encaixava. Ouvi de novo e de novo e de novo e de novo... E a cada vez que eu ouço uma coisa na música salta aos meus ouvidos.
 
Ouça. Comente, curta e compartilhe.
 

Seja Feliz!

Música: Baby, Baby, Baby
De onde: CD I Never Loved A Man The Way I Love You - 1967
Quem canta: Aretha Franklin
Compositor: Aretha Franklin e Carolyn Franklin

Cuide de sua alma

Olá!

Como você está? Está tudo bem? Espero que sim. Hoje é o último dia em que falamos de Rebecca Ferguson. Ela tem uma das vozes mais marcantes. Uma Nina Simone moderna. (Se você já ouviu Nina vai entender  o que quero dizer!).

Eu escolhi a música Glitter & Gold (Brilho & Ouro) por ser uma das músicas com mais balanço e onde a voz dela oscila entre o grave e o agudo. Durante toda a música você vai ouvir uma Rebecca segura. Enquanto nas outras músicas ela mostra incertezas nas notas e melancolia, nessa ela consegue fazer a mensagem ser completamente entendida.

A letra é um aviso para que você cuide da sua alma em vez do brilho e do ouro. O ouro não compra a felicidade e que os amigos, que parecem um fardo, são os mais importantes para se levantar.
Esse é o refrão:
All that glitter and all that gold - Todo esse ouro e todo esse brilho
Won't buy you happy - Não vão comprar a sua felicidade
When you've been bored and sore - Quando você estiver aborrecido e magoado
Riding wild horses, you can't control - Andando em cavalos selvagens, você não pode controlar
With all your glitter and all of your gold - Com todo o seu brilho e todo o seu ouro
Take care of your soul - Cuide da sua alma
 
O que gosto nessa música é o piano e os backing vocals. O piano marca toda a música e os backing vocals são um espetáculo a parte. Por causa deles você pode ficar com o parte final do refrão na cabeça. "Take care of your soul... Soul! Soul! Soul..."
 
Tem um trecho que você precisa ouvir. Ele fica entre 2min03seg e 2min30seg. Rebecca mostra porque é ótima. Ela consegue circular entre as notas agudas e volta para as notas graves como se isso fosse brincadeira de criança.
 
Ouça cuide da alma que é eterna. Comente, curta e compartilhe.
 
 
Seja Feliz!

Música: Glitter & Gold
De onde: CD Heaven
Quem canta: Rebecca Ferguson
Compositor: Rebecca Ferguson, Alex Smith e Paul Barry

Muito bom para perder!

sábado, 26 de outubro de 2013

Olá!

Como você está? Está tudo bem? Espero que sim. Estamos terminando a semana Rebecca Ferguson. Eu confesso que ela é uma cantora que eu não ouviria. Eu a conheci pela música Nothing's Real But Love (Nada é Real, Mas o Amor) e fiquei intrigado pela voz. Procurei algumas outras músicas pela internet e fui me encantando. Achei uma voz exótica e com muita melodia. Uma voz eterna. Não importa o tempo, sempre terá espaço para uma voz assim.

Na mesma semana eu fui comprar o CD e quando cheguei em casa para ouvi-lo eu fui memorizando as músicas que mais gostei. Uma delas se chama Too Good To Lose (Muito Bom Para Perder). Eu gostei dessa música pelo refrão fácil e pela batida muito boa de se ouvir. É uma mistura de R&B e Pop.

Não vou conseguir te falar um único trecho que seja marcante. É o tipo de música que você pode ouvir algumas vezes sem perceber e depois estará cantando o refrão.

Não perca e ouça. Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: Too Good To Lose
De onde: CD Heaven
Quem canta: Rebecca Ferguson
Compositor: Rebecca Ferguson e Eg White

Você vai perceber...

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Oi!

Como foi o seu dia? Espero que bom...

Sabe aquela música que você pensa: Nossa, por que nunca parei para ouvir? Então, ela se chama Strange & Beautiful (Spell On You) (Estranho e Belo (Feitiço Sobre Você)) e é lindamente cantada por Rebecca Ferguson.

É o tipo de música para fim de um dia cansativo e para lembrar de uma pessoa que você ama. A música carrega doçura e mistério. Rebecca canta tranquilamente e deixa a letra e a melodia sair livremente de seu coração.

A letra é carregada de paixão e amor não correspondido. Essa música é uma afirmação de amor platônico. É o desejo de ser amado.
Leia:
Eu vou colocar um feitiço em você
Você vai dormir e eu vou colocar um feitiço em você
E quando eu acordar você, eu vou ser a primeira coisa que você verá
E vai perceber que você me ama

Quando você ouve o início da música não imagina que ela é tão melancólica. Parece o início de uma música eletrônica e então o piano, a bateria e a voz exótica de Rebecca transformam a música. Em muitos momentos é colocado um eco na voz de Rebecca que casa muito bem com a melodia.

Ouça e sinta-se enfeitiçado. Comente, curta e compartilhe.



Seja Feliz!

Música: Strange & Beautiful (Spell On You)
De onde: CD Heaven - Deluxe Edition
Quem canta: Rebecca Ferguson
Compositor: Matt Hales e Kim Oliver

Eu era mais brilhante

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Olá!!

Como você está hoje? Espero que esteja tudo bem.

Ontem eu falei de uma música que mostrava o instante apaixonante de estar apaixonado. Hoje a música é o inverso. O momento que desapaixona. É o momento que o brilho dos olhos vai embora. A música se chama Diamond To Stone (Diamante Para Pedra) e é uma verdade cantada com certeza.

Rebecca canta com essa música com força e todas as palavras parecem ser ditas com mágoa. Ela evita muitas firulas e abusa de notas longas no final das frases. É uma canção com notas mais graves.

A letra é uma poesia cheia de metáforas. Leia esse trecho:
Eu aprendo um pouco mais, aprendo um pouco mais
E era mais brilhante antes, mais brilhante
Seu amor não brilha mais
Você se foi e transformou um diamante em pedra
Eu deveria ter sabido te deixar sozinho
Em vez disso, escolhi te colocar no meu coração
Meus olhos não brilham exatamente como antes
Como um diamante à pedra

A batida da música tem muito R&B e um pouco de pop. Não consigo te dizer uma parte que pode ser ouvida fora de toda música. Essa precisa ser ouvida do início ao fim. Se puder, preste atenção aos backing vocals. São quase imperceptíveis.

Ouça e descubra como um diamante torna-se uma pedra. Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: Diamond To Stone
De onde: CD Heaven
Quem canta: Rebecca Ferguson
Compositor: Rebecca Ferguson e Fraser T Smith

Olá Senhor Olhos Brilhantes

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Olá!

Como você está hoje? Espero que esteja tudo bem.

Sabe aquele momento da paixão que você não consegue pensar em outra coisa a não ser na pessoa por quem você está apaixonado(a)? Então, você tenta focar em outra coisa, mas não consegue. Ouça uma música.

A música Mr. Bright Eyes (Senhor Olhos Brilhantes) de Rebecca Ferguson fala disso. É uma música leve com uma letra leve que mostra uma verdade humana. Todo apaixonado age da mesma forma. É um encantamento diário.

Essa é uma das músicas com mais balanço. É o tipo de música para se dançar com alguém. É relaxante.

Ouça e descubra o brilho nos olhos. Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: Mr. Bright Eyes
De onde: CD Heaven
Quem canta: Rebecca Ferguson
Compositor: RebeccaFerguson, Brian Higgins, Luke Fitton, Matt Gray, Toby Scott e Owen Parker


Me deixe viver assim

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Olá!

Como você está? Está tudo bem? Você sonha com o amor verdadeiro? Tipo aqueles de contos de fadas? Acho que hoje são raras as pessoas que ainda tem esse romantismo ingênuo. Rebecca Ferguson quer viver assim.

A música Fairytale [Let Me Live My Life This Way] (Conto de Fadas [Deixe-me Viver Assim]) conta como ela se sente mais uma na multidão e como o amor a faz ser única. Ela só pede que a deixem acreditar.

Essa é uma das músicas com mais balanço do CD. O piano dá todo o tom da música e a bateria e o baixo marcam o compasso. O backing vocal é ótimo e suave, por muitas vezes você nem percebe, mas se tirá-los a música fica vazia.

Novamente, a música se torna atemporal por conta da voz de Rebecca. Parece que ela saiu da década de 50 para os anos 2000 trazendo toda a musicalidade da época. Ela canta usando notas agudas.

Ouça e viva esse conto de fadas. Comente, curta e compartilhe.

Seja Feliz!

Música: Fairytale (Let Me Live My Life This Way)
De onde: CD Heaven
Quem canta: Rebecca Ferguson
Compositor: Rebecca Ferguson e Eg White


Nada terminou e nada começou

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Olá!

Como você está hoje? Como foi o seu dia? Espero que tenha sido ótimo.

Sabe aquelas músicas que foram feitas para serem eternas e vez ou outra ela voltará aos seus ouvidos? A música I'll Count The Days (Vou Contar os Dias) de Rebecca Ferguson é assim. Ela tem uma voz atemporal. Em qualquer época ela pode ser ouvida. A partir de hoje falarei dela aqui no blog.

Quando eu ouvi essa música a primeira vez não dei tanta atenção. Disse pra mim mesmo: Que música chata! Depois parei e escutei. Eu percebi como a música é carregada de emoção e entrega.

A letra é curta, mas é cheia de significado. Eu achei muito interessante esse trecho.
O tempo está parado agora
O mundo parou de girar
Nada termina ou começa
Vou contar os dias até que, até que eu te abrace
Meu coração não vai descansar até que eu faça

A música é tranquila e Rebecca canta como se estivesse suspirando ao seu ouvido com sua voz inconfundível. O me chama atenção nessa música é a melodia e a orquestra que a acompanha. É o tipo de música eterna.

Ouça e conte os dias. Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: I'll Count The Days
De onde: CD Heaven - Deluxe Edition
Quem canta: Rebecca Ferguson
Compositor: John Lunn e Don Black


A velha estrada - Bônus Semanal

domingo, 20 de outubro de 2013

Olá!

Cumprindo a tradição (super nova) vamos terminar o domingo com uma música bônus. Para esse domingo escolhi uma música que aguçou meus ouvidos quando a escutei pela primeira vez.

Ela se chama The Road to Masyaf (O Caminho para Masyaf) e faz parte da trilha sonora do jogo Assassin's Creed Revelations (Credo dos Assassinos - Revelações). Eu ouvi essa música há mais ou menos uma semana e desde então eu não consegui parar. Ela mistura tranquilidade com suspense. Ela consegue criar uma imagem na cabeça mesmo que você nunca tenha jogado esse jogo.

Só para esclarecer, Masyaf seria o local onde a primeira ordem de assassinos estabeleceu um quartel general e no jogo Assassin's Creed Revelations o protagonista viaja até esse local procurando respostas. É um lugar muito melancólico e cheio de segredos.

Ela começa com um violino e uma voz doce cantando. Depois a batida de um coração e a orquestra surge das profundezas do som. A partir daí a música só cresce e torna-se grandiosa. Aos 1min15seg a voz doce do início da música volta e carrega melancolia. Aos 1min43seg a música fica tranquila novamente e você ouve um suspiro ofegante e a batida da música fica tensa e um coral ao fundo (quase imperceptível) surge.

Aos 2min18seg a música pára completamente e depois volta mais tensa e com uma guitarra ao fundo que parece estar chorando e os tambores fazer seus ouvidos tremerem. A música termina logo em seguida e deixa um gosto amargo. Você sente a necessidade de ouvi-la novamente.

Parece que você está ouvindo uma peça clássica escrita pelos grandes compositores. Ela poderia, na minha opinião, ter mais tempo. São somente 2min55seg de grandiosidade musical. Gostaria muito de ver essa música ser executada por uma grande orquestra ao vivo.

Ouça e conheça o caminho para Masyaf. Comente, compartilhe, curta.


Seja Feliz!

Música: The Road to Masyaf
De onde: CD Assassin's Creed Revelations Disc 1
Quem canta: Instrumental
Compositor: Lorne Balfe e Jasper Kyd


Como eu amo esse nome!

Olá!

Como foi seu domingo? Ainda não acabou. Temos mais uma música. Hoje termina a semana Kirk Franklin. Eu escolhi a canção que mais gosto. Essa música fala muito comigo. Ela se chama Something About the Name Jesus (Algo Sobre o Nome de Jesus) e, na minha opinião, é a mais linda. Essa música une as características que mais procuro. Uma melodia gostosa de se ouvir, vozes poderosas e cheias de paixão, um coral ou backing vocal perfeito e por fim uma letra agradável.

 Eu lembro quando ouvi essa música a primeira vez. Eu fiquei voltando várias vezes em alguns trechos para tentar fazer igual aos cantores. Sim, são dois que mais aparecem. Um deles se chama Rance Allen e é um cantor de música gospel americano com uma voz melodiosa e única. Ele tem vários álbuns gravados. A voz dele tem o R&B e o Soul impregnados. O outro cantor (não sei o nome) faz parte do grupo vocal Men Of Standard (Homens de Padrão) e tem uma voz suave e precisa. Ele faz malabarismos vocais como se fosse fácil. As vozes desses cantores harmonizam muito bem com toda a música.

Mas o que fez amar essa música foi, de fato, a letra. É linda e cheia de verdade. Da minha verdade.
Leia:
Refrão
Há algo sobre o nome de Jesus
Algo sobre o nome de Jesus. É um doce nome eu sei
Ah como eu amo o nome de Jesus, Oh como eu amo o nome de Jesus
É um doce nome eu sei

Algumas pessoas dizem que eu sou louco
Mas eu não posso explicar o poder que eu sinto quando eu chamo o seu nome (quando eu chamo seu nome) 
E como fogo nos meus ossos. 
O Espírito Santo está movendo-se (sim, está) 
E não vai me deixar sozinho.

Essa letra é cantada com tanta paixão que me faz essa música ser uma das melhores músicas que já ouvi. Existem trecho que quero que você ouça. O primeiro fica no início, aos 11seg quando o coral começa a faz a base da música. Depois, aos 27seg quando Rance Allen começa a cantar e o coral começa a declamar o refrão da música. Rance domina a música e sua voz acaricia os ouvidos. Aos 2min42seg um dos vocalistas do grupo Men Of Standard faz uma sequência de notas falando a palavra "No" que eu acho perfeita. Aos 3min03seg é a vez de Rance fazer outra sequència de notas também perfeita.

O ápice da música fica por conta do coral. Aos 3min40seg o coral começa a cantar "I Know" (Eu Sei) e então a música cresce e Rance faz uma nota aguda que parece ser feita por um saxofone (por muito tempo achei que fosse), e todos cantam o refrão com toda força. Aos 5min42seg a música fica tranquila novamente e os vocalistas terminam cantando o nome de Jesus.

Ouça e descubra o que tem no nome de Jesus. Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: Something About the Name Jesus
De onde: CD Kirk Franklin - The Nu Nation Project
Quem canta: Rance Allen e Men Of Standard com vocais adicionais no coral The Family
Compositor: Kirk Franklin


Tem uma benção na margem do rio

sábado, 19 de outubro de 2013

Oi!

Como foi seu dia? Foi difícil? Te convido a ir até a margem do rio e buscar sua benção. Eu sei! Você não entendeu nada. Vamos esclarecer. Kirk Franklin escreveu uma música chamada Riverside (Margem do Rio) que a canção mais clássica do álbum The Nu Nation Project (Projeto Nova Nação). Eu digo clássico porque é um gospel clássico. É aquele tipo de música que você espera ouvir ao entrar numa igreja protestante americana (não que eu tenha entrado em uma...).

A música tem uma mistura do gospel da década de 50 com R&B e Blues. Você já vai perceber essa mistura no início da música. Você vai ouvir Kirk dizer algumas palavras e uma voz ao fundo fazer algumas firulas e logo em seguida o coral, em uníssono, começa a cantar.

A letra é ótima e fala de problemas reais e comuns em qualquer país.
Leia:
É sexta-feira e minhas contas estão pendentes
Meu bebê de três meses precisa de sapatos
Você não percebe o que estou passando?
O relógio na parede continua com o "tique-taque"
Sem parar e alguém bate na porta
Dizendo que eu tenho que ir
Irmão eu não aguento mais
Então eu caio de joelhos
E digo me ajuda Jesus, me ajuda Jesus

Refrão
Vamos a margem do rio
Deixe seus problemas para trás
Você pode acalmar sua mente perturbada
Na beira do rio

O refrão da música é fácil e muito bom de se ouvir. O coral arrasa e mostra tudo que pode fazer. Tem alguns trechos espetaculares. Ouça a partir dos 3min07seg até 3min20seg. Depois disso a música muda. A divisão de vozes do coral fica muito aparente. Algumas vozes bem graves seguram o tom da música enquanto vozes mais agudas chamam a atenção. A música parece virar um Rock.

Ouça e desça até a margem do rio. Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: Riverside
De onde: CD Kirk Franklin - The Nu Nation Project
Quem canta: Kirk Franklin e The Family
Compositor: Kirk Franklin


Do mesmo jeito Ele me ama!

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Olá!

Como foi seu dia hoje? Independente da sua resposta quero te dizer. Jesus te ama. Se não acredita ouça a música de hoje. Ela se chama He Loves Me (Ele Me Ama).

Eu lembro que quando eu ouvi essa música eu era adolescente e sonhava em cantar como um cantor de Soul ou Gospel americano e essa música me chamou atenção pela vocalista. Ela se chama LaKeisha Grandy e consegue atingir notas gravíssimas. Eu estava passando pela puberdade e gostava de estudar a minha extensão vocal (Simplificando: extensão vocal seria o conjunto de todas as notas que um cantor(a) consegue alcançar. Tem cantores que atingem todas as notas de um teclado, por exemplo. Outros atingem mais facilmente as notas mais graves e outros as notas mais agudas).

Essa cantora, LaKeisha, me encantou na primeira vez que ouvi a música. Ela faz notas tão graves, mas tão bonitas. Na época eu ficava tentando imitar as notas mais graves. Eu ouvi por muitas vezes a música para me familiarizar. A voz de LaKeisha foi, por muito tempo, o motivo de ouvir a música. Ouça os seguintes trechos para me entender melhor: 1min40seg até 2min28seg e depois 2min54seg até 3min15seg. Nesse segundo trecho ela faz as notas mais graves da música. Você vai conseguir perceber o alcance da voz dela aos 4min04seg. É inacreditável!

A música é uma mistura de Soul e Gospel com Blues. Você consegue perceber várias influências. Só uma curiosidade: O piano na música é tocado por Kirk Franklin.

Mas como eu disse, a voz da vocalista foi por muito tempo o motivo de ouvir a música até que fui procurar a letra. Então o meu foco mudou...
Leia:
Ele me ama. mesmo quando eu estou fora da sua vontade
Ele me ama
Ele me ama. quando meu coração partido apenas não consegue se manter calmo
Ele me ama
Ele me ama. mesmo sabendo que eu cairia, ainda assim ele chamou meu nome.
Ele me ama
Jesus, eu sou tão grato por seu amor.
Ele me ama mesmo com o fato de que eu nasci em pecado
Ele me ama
Ele me ama. me escolheu como eu era e agora eu sou livre de novo
Ele me ama
Ele me ama. mesmo que ele soubesse que eu poderia cair. ainda assim ele sabe meu nome.
Ele me ama. 
Jesus, eu sou tão grato pelo teu amor
Ele me ama. caí fora da sua vontade. mas, ele me ama. você ainda assim me ama.
Este velho coração partido não consegue se manter calmo. ele me ama. mesmo sabendo que eu cairia.
Mesmo assim ele chamou meu nome. ele me ama. jesus, eu estou tão grato pelo teu amor.
Quando nada mais poderia ajudar. jesus, eu estou tão grato pelo teu amor. jesus ama as criancinhas.
Jesus, eu estou tão grato pelo teu amor.
Quando nada mais poderia ajudar, o amor me reergueu.

Só por tudo isso ouça e sinta-se amado(a). Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: He Loves Me
De onde: CD Kirk Franklin - The Nu Nation Project
Quem canta: LaKeisha Grandy e vocais adicionais de The Family
Compositor: Kirk Franklin


Se conseguiu a libertação!

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Olá!

Como você está hoje? Está liberto? Se não está, ouça a música de hoje. Ela se chama Praise Joint (Louvor em Comunhão) e faz parte do CD The Nu Nation Project (Projeto Nova Nação) que estamos falando nesses dias.

Essa é uma das músicas mais conceituais que o álbum possui. Ela mistura vários estilos. Desde o Hip Hop até o Funky de James Brown. Quem conduz a música é o próprio Kirk Franklin e quem o acompanha é o coral God's Property (Propriedade de Deus).

A letra da música se repete várias vezes, mas o charme está na forma como o coral canta cada estrofe. Tem trechos que você consegue perceber a virtuosidade do coral.

Ouça os seguintes trechos: 1min55seg até 2min15seg. É lindo! Depois ouça o trecho 2min37seg até 2min55seg. É forte! Você pode perceber em vários trechos que alguns vocalistas sobrepõem as vozes do coral só para deixar a música mais interessante.

Ouça e louve junto com Kirk Franklin. Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: Praise Joint (Remix)
De onde: CD Kirk Franklin - The Nu Nation Project
Quem canta: Kirk Franklin com participação do coral God's Property
Compositor: Kirk Franklin, James Brown, Bobby Bird, Ronald Lenhoff, George Clinton Jr, Garry Shider, Walter Morrison, Bernarde G. Worrell e William "Bootsey" Collins


Sorria!

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Oi!

Como você está hoje? Está tudo bem? Espero que sim!

Sabe aquele tipo de música que fica pra sempre gravada na sua memória e no seu coração? A música Smile Again (Sorria Novamente) é assim pra mim!

Eu não consigo lembrar a primeira vez que ouvi essa música, mas consigo lembrar o que me prendeu e o que me fez ouvir essa música várias vezes. São algumas coisas por isso vou listá-las aqui.

1ª a guitarra do início da música. Ela chora! Parece que ela está cortando a sua alma.
2ª a voz de James Henderson. Ele faz algumas firulas no início da música. A voz dele harmoniza muito bem com a guitarra.
3ª a voz de Donnie McClurkiin. Ele é quem canta a primeira estrofe da música. A voz parece ser tranquila, mas tem muita força.
4º a sonoridade. Parece que a música foi gravada ao vivo o que faz ela ser muito gostosa de ouvir. Você consegue ouvir pessoas falando ao fundo.
5º o coral. Aos 1min20seg eles começam. Eu lembro que na primeira vez que eu ouvi eu me arrepiei quando eles começaram a cantar. E aí eles conseguiram de novo ao final do refrão (1min52seg), só as vozes mais graves do coral cantando "Good God Almighty" (Deus Todo Poderoso).
6ª solo de guitarra no meio da música. Aos 3min33seg ela começa. Nem dá pra falar nada.
7ª uma voz misteriosa. Ela começa a aparecer aos 4min10seg. É uma voz que sobrepõe o coral. Fica ao fundo da música. Você vai conseguir ouvi-la claramente aos 5min42seg fazendo uma nota bem aguda.

Essas são as razões por que eu ouvi essa música várias vezes. Até em um certo dia eu em que a ouvi e fui procurar a tradução. A letra é um declaração de fé e certeza no poder de Deus. Eu convido você a procurar a letra. É bem fácil achar.

Ouça e sorria. Comente, compartilhe curta.


Seja Feliz!

Música: Smile Again
De onde: CD Kirk Franklin - The Nu Nation Project
Quem canta: James Henderson e Donnie McClurkin com vocais do coral God's Property
Compositor: Kirk Franklin


Deus pode e Ele vai te abraçar agora...

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Olá!

Sabe aquela música que você ouve quando precisa? Aquele que te faz continuar? A música Hold Me Now (Abrace-me Agora) de Kirk Franklin eu ouço e canto sempre que preciso lembrar que Deus pode. Ele pode todas as coisas.

Uma música tranquila e sem grandes malabarismos instrumentais ou vocais. É simples e precisa. Nem de mais e nem de menos. Simplesmente música. E uma das mais puras.

A letra é uma poesia e pode te fazer chorar. Vou transcreve-la inteira aqui.
Leia:
A primavera de abril já se foi, as folhas todas ficaram marrons
As crianças todas cresceram e não há ninguém por perto
Estou cuidando da minha vida e de todos os enganos que eu fiz
E estou com medo, com medo
Alguém me disse que iria lavar todos os meus pecados
E purificar-me das cicatrizes tão profundas
Então, estou chamando Você, se você puder me ouvir, não sei como
Eu estava pensando, Você pode me abraçar agora?
Você é o único que tem paciência quando eu caio
Seu anjos vêm me salvar cada vez que eu clamo
Você não ri de mim quando eu cometo erros e choro
Você não é como o homem, você me entende
Veja, as pessoas mudam
Um dia elas não gostam de você, e depois elas gostam
Gostaria que todos pudessem me amar exatamente como Você
Então aqui estou eu, este homem pecador, a paz não permitirá
Eu estava pensando, Você pode me abraçar agora?

O próximo trecho é o Kirk Franklin falando. São lindas palavras.
Eu sei que parece que a tempestade nunca passará
E parece que a chuva nunca acabará
O Mar vermelho está bem na sua frente
O Faraó e seus exércitos estão atrás de você
Mas, meu irmão, se você erguer sua cabeça em direção ao céu
Deus não esqueceu que você e Seus anjos acamparão ao seu redor
Pois Ele nunca o deixará e nem o abandonará
Sua palavra é verdadeira, Ele fez isso por mim, Ele fará por você

Para cada pessoa ferida que pode ouvir esta canção
Para cada menino ou menina que sente que o seu sorriso se foi
Eu sei exatamente a sensação de deitar na cama à noite
E chorar, chorar, chorar
Não se preocupe, Deus é paciente e ele se preocupa
Entre as lágrimas que você deixa cair e a dor que sente, Ele está lá
Quando você está fraco, é aí que ele é forte
Mesmo que você não saiba como
Deus pode e Ele vai te abraçar agora

Como se não bastasse a letra ser linda a música faz ela ser perfeita. No início parece que só as mulheres do coral cantam. Os homens aparece em alguns momentos. Tem alguns trechos que gostaria que você prestasse atenção. São ótimos!

O primeiro fica entre 1min10seg e 1min30seg, o coral faz notas bem agudas. O segundo trecho fica 2min48seg e 2min52seg é bem curto, mas mostra toda a harmonia que o coral tem. O terceiro é logo em seguida quando Kirk começa a falar e um solo de guitarra começa ao fundo da música e o coral faz um "Oooo". É lindo!

E para terminar, aos 4min08seg, o coral aumenta a potência de todas as vozes e chega ao clímax aos 4min37seg. E se você acha que é só isso ouça os últimos 30 segundos da música.

Ouça e sinta-se abraçado por Deus. Comente, compartilhe e curta.



Seja Feliz!

Música: Hold Me Now
De onde: CD Kirk Franklin - The Nu Nation Project
Quem canta: Nu Nation
Compositor: Kirk Franklin


Ser como você é!

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Oi!

Como você está hoje? Está tudo bem? Espero que sim!

Sabe aquele tipo de pessoa que faz você ficar bem mesmo que ela não diga nada? Eu acredito que essas pessoas tenham algo da essência divina assim como Jesus Cristo tinha/tem. Não importa no que você acredite, mas tem pessoas que tem a capacidade divina de serem amáveis.

A música de hoje se chama My Desire (Meu Desejo) é uma afirmação de mudança. Querer ser como Jesus.
A letra é muito simples. Leia:
Meu desejo é agradar Você
Para ser mais e mais como Você, Jesus
Todos os dias
Eu levanto minhas mãos e digo
Eu quero ser mais como Você

Eu Lhe dou a minha vida
Pegue-me em seus braços e segure-me, Jesus
Eu Lhe dou meu coração
Eu sei que Você pode consertar esses pedaços

Estou totalmente, eu sou totalmente
Totalmente comprometida com Você

Sim! Essa é a letra inteira. Aí você me pergunta: E o que tem de mais numa música com uma letra tão curta e simples? A musicalidade a participação de um cantor gospel multipremiado. Esse cantor se chama Fred Hammond e tem uma voz ótima! A harmonia que ele cria com o ritmo, o coral e letra é impressionante.

Mais da metade da música ser ótima vem dele. A outra parte vem do coral, que em vários momentos muda a forma de cantar para se adaptar as variações da música.

Pra mim o melhor momento está entre 2min38seg até 3min27seg. Você vai ouvir um coral gospel de verdade. É empolgante. Eles cantam uma simples frase "I Love You" (Eu Te Amo).

Ouça e deseje. Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: My Desire
De onde: CD Kirk Franklin - The Nu Nation Project
Quem canta: Fred Hammond e O.D. Wyatt High School Choir com vocais adicionais de The Family
Compositor: Kirk Franklin


Não me liga mais! - Bônus Semanal

domingo, 13 de outubro de 2013

Olá!

A partir de hoje vou trazer aqui uma música para o fim do domingo. Todos os domingos haverá uma música bônus. Porque nós merecemos e gostamos muito de música.

Vou confessar. Acabei de ter essa ideia por causa de uma música que queria compartilhar. Ela se chama How Come You Don't Call Me (Como Você Não Me Liga Mais) e foi originalmente gravada por Prince. Não ouvi a versão original ainda, mas a versão de Alicia Keys é fantástica, espetacular, superlativa. Eu adorei!

A música tem uma levada de R&B misturada com Pop e cantada com muito Soul. Alicia canta com tudo o que voz dela pode dar. Parece que você está ouvindo outra cantora. Ela faz notas que jamais pensei que ela conseguiria fazer. Alicia canta de uma maneira sexy e forte. Parece que ela quer te seduzir e em alguns momentos parece que a música vira uma discussão.

Quando a música começou eu parei tudo que estava fazendo. Simplesmente parei! Meus ouvidos ficaram entregues. Toda minha atenção foi pra música.

Ouça e ligue para ela. Comente, curta e compartilhe.

Versão clipe. Alguns segundos de música a mais.

Versão original do álbum.

Seja Feliz!

Música: How Come You Don't Call Me
De onde: CD Songs In A Minor
Quem canta: Alicia Keys
Compositor: Prince


Sim, ele é!

Oi!

Como você está hoje? Como foi seu domingo. Espero que tenha sido ótimo! Que tal agradecer a Deus por isso?

Essa semana estou falando sobre um dos CDs de música gospel que mais gosto. Um CD de 1998 que tem músicas eternas e sempre novas. Kirk Franklin - The Nu Nation Project (Kirk Franklin - O Projeto Nova Nação).

Uma das músicas mais tranquilas e sensíveis se chama You Are (Você É). A música é uma oração cantada. Ela é cheia de emoção. É a música que todos em algum momento na vida quiseram cantar pra Deus. Naqueles momentos que você não sabe o que falar para Deus, não sabe como pedir ou não sabe como agradecer. A letra é do próprio Kirk Franklin e parece que nasceu num momento de profunda entrega a fé.
Leia:
Jesus Você é a alegria dentro de mim
Você é o refúgio contra o vento
Você é o perdoador dos meus pecados
Jesus, você é
Onde posso ir
Quem eu posso chamar
Quem está ali para me levantar quando eu cair
Suas mãos me protegeram através de tudo
Tudo que eu preciso Você é

A melodia é tranquila e o coral é preciso. Nem de mais nem de menos. Tem trechos que arrepiam pela afinação e outros que arrepiam pela capacidade de controle. O coral inteiro faz a mesma nota com muita facilidade (ouça o trecho entre 1min35seg até 1min47seg).

O final da música são só agradecimentos a Deus. Kirk diz algumas coisas e o coral responde "... thak you Jesus!" (... obrigado Jesus!)

Ouça e descubra quem é Jesus. Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: You Are
De onde: CD Kirk Franklin - The Nu Nation Project
Quem canta: Kirk Franklin, The Family e vocais adicionais por Gospel Tabernacle Church Choir
Compositor: Kirk Franklin


Um lindo dia!

sábado, 12 de outubro de 2013

Oi!

Como você está hoje? Tudo bem?

Eu volto a falar, regravações são ótimas quando fazem uma música antiga ficar moderna e eterna. A música de hoje se chama Gonna Be a Lovely Day (Vai ser um lindo dia) e a original se chama somente Lovely Day (Lindo Dia).

A música original foi lançada em 1977 por Bill Withers e já teve várias versões. A versão original já era moderna para época, mas Kirk Franklin conseguiu trazer grandiosidade para a música. O coral que a comanda é muito afinado e abusa das divisões vocais e contra-cantos (quando uma parte do coral canta uma coisa e a outra repete ou canta outra coisa).

A batida da música parece que foi feita por um DJ ou um produtor de Hip Hop. O que me impressiona é um trecho onde o coral faz uma base com notas bem graves. Você pode perceber nos seguintes trechos 3min46seg, 4min05seg, 4min45seg (esse último trecho é mais perceptível).

A letra mudou pouco da original, ela é uma oração.
Quando acordo de manhã
e sinto um aperto no coração.
Meu sorriso foi-se embora
Perdi a esperança
Mas quando penso em Ti, o mundo torna-se melhor
Senhor, basta pensar em Ti para saber que será
Um lindo dia, lindo dia 

Ao final da música Kirk faz uma oração. Não consigo dizer o que ele fala, mas vale a pena ouvir.

Ouça e tenha um lindo dia sempre. Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: Gonna Be A Lovely Day
De onde: CD Kirk Franklin - The Nu Nation Project
Quem canta: Kirk Franklin com os solos de: Tamela Marin, Dalon Collins, LaKeisha Grandy, James Henderson e Caltomeesh West - vocais de apoio Nu Nation
Compositor: Bill Withers, Skip Scarborough e Kirk Franklin


Re-Evolução!

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Olá!

Como você está hoje? Como foi seu dia? Espero que tenha sido ótimo!

Já ouviu música gospel. Se não, convido você a passar essa semana comigo para falarmos de um CD revolucionário no cenário gospel internacional. Ele mudou tudo o que todos conheciam sobre a música de dentro das igrejas. Foi um dos primeiros CDs de música gospel a romper as barreiras das paredes da igreja.

Esse CD leva o nome de um líder de louvor e o coral que ele juntou para criar esse álbum. Ele se chama Kirk Franklin - The Nu Nation Project (Kirk Franklin - Projeto Nova Nação)  e já falei dele aqui uma outra vez! (http://guilherme-leandro.blogspot.com.br/2013/06/na-tempestade.html)

Kirk Franklin é uma das referências da música gospel contemporânea e é fácil entender porque. Ele trouxe a novidade para a música dentro da igreja, Isso fica claro na música Revolution (Revolução).

A música tem uma batida forte e faz você balançar. Uma guitarra em todo o momento na música faz uma única nota ao fundo. E o que impressiona é o coral. Ele mostra vários tons e divisões vocais. Em alguns trechos com notas graves em outros notas agudas. O que mais gosto são os "OoOo". Ouça o trecho a partir 4min11seg. Você pode ouvir a música várias vezes e vai perceber muitas nuances.

A letra fala da revolução que está vindo. Leria esse trecho:
Farto dos meus irmãos matando uns aos outros,
Farto de pais largando os filhos com as mães
Para cada homem que quer deitar e brincar por aí
Ouça, parceiro, você deveria ser homem suficiente para ficar por perto.
Farto de igrejas falando de religião e, no entanto, falam e decidem sobre os outros.
Não mais racismo! Duplo facismo! Não a poluição! A solução? A Revolução!

Ouça e revolucione a sua ideia sobre música gospel. Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: Revolution
De onde: CD Kirk Franklin - The Nu Nation Project
Quem canta: Kirk Franklin, Rodney Jerkins e 1NC
Compositor: Kirk Franklin e Rodney Jerkins


Eu posso demorar para chegar.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Oi!

Como você está hoje? Está tudo bem? Como tem sido sua semana?

Para terminar essa semana que falamos de John Legend eu escolhi a última música do CD. Ela se chama Coming Home (Voltando Pra Casa). É uma música linda!

Quando eu ouvi essa música a primeira eu não dei muita atenção. Ela é tranquila e tem uma batida que parece a batida de um coração acompanhado de um piano e violinos. Eu juro que não fiquei com vontade de continuar ouvindo, mas deixei tocando até que John Legend me surpreendeu. Ele vai aumentando o volume da voz e cantando com mais verdade.

E depois para ter certeza de que a música era ótima eu fui ler a letra e me deparei com um refrão poético.
Leia:
Eu posso demorar para chegar
Parece que eu estive em todos os lugares
Mas um dia eu voltarei pra casa
E o mundo dará muitas voltas
Oh, o ciclo nunca acaba
Então você saberá que eu voltarei pra casa

E quando achei que era só isso os meus ouvidos se deparam com um coral maravilhoso. Esse trecho me faz querer ouvir a música inteira de novo. Ele começa a partir dos 3min28seg. E enche os ouvidos de uma melodia celestial. Quando você ouvir vai entender.

Ouça e vá pra casa. Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: Coming Home
De onde: CD Once Again
Quem canta: John Legend
Compositor: J. Stephens e W. Adams


Não me deixe ser mal interpretado

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Olá!

Como você está? Está tudo bem?

Eu já falei aqui que gosto de regravações quando elas são ótimas. A música de hoje é uma regravação de uma música que já tem mais de 40 anos (em 2014 ela completa 50 anos). Eu tenho certeza que você conhece. A versão que chegou até o Brasil foi com a banda Santa Esmeralda, mas pasme. A versão original foi gravada por Nina Simone em 1964.

Pergunta: Como uma música consegue resistir tantos anos e ser várias vezes regravadas? Simples. Ela é boa. Nesse a caso a letra. É uma letra forte e mostra nosso lado humano.
Leia esse trecho:
Às vezes eu me encontro, Senhor, lastimando
Por alguma coisa tola, alguma coisinha simples que eu deixei de fazer.
Eu sou apenas uma alma com boas intenções.
Oh! Senhor! Por favor, não me interprete mal

Ouvi a versão original com Nina Simone e é eterna, ouvi com Santa Esmeralda e é um hit, agora a versão de John Legend tem um coisa diferente. Ela te faz pensar. Ele mistura as duas versões. Ele canta com muita energia (uma coisa difícil dele fazer).

O que me prendeu a música foi a batida. Só a bateria no início da música instigou meus ouvidos a continuar a ouvi-la. Outra coisa interessante na música é a flauta que toca mais ao final da música. O backing vocal é muito bom também. Ele fica cantando "Aiô Aiô".

Ouça e interprete da forma que quiser. Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: Don't Let Me Be Misunderstood
De onde: CD Once Again - Versão Internacional com músicas adicionais
Quem canta: John Legend
Compositor:  Bennie Benjamin, Gloria Caldwell e Sol Marcus


Para onde vamos?

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Oi!

Como você está hoje? Como foi seu dia? Espero que bom! Vamos ouvir uma música?

A música se chama Each Days Gets Better (Cada Dia Fica Melhor) e é uma balada romântica muito bem cantada por John Legend.

A sonoridade é emprestada da década de 70 através de trechos da música These Changing Times (Nesses Tempos de Mudança) da banda Four Tops. John criou um refrão em cima do refrão dessa música. E o refrão novo é marcante. Fica na cabeça mesmo sem querer.

Where do we go, who knows? - Para onde vamos, quem sabe?
But each day gets better - Mas cada dia fica melhor
I just can't let her go, oh no - Eu só não consigo deixá-la ir
Each kiss gets sweeter - Cada beijo fica mais doce
I just can't leave her, no - Eu não consigo deixá-la, não

No refrão John canta com todos os "Rs" que pode e modula a voz como quer. Quando quer fazer uma nota grave ele faz e quando quer fazer uma nota aguda ele também faz.

Mas o trecho que mais gosto fica entre 2min40seg até 3min07seg. A batida da música muda e o baking vocal fica excelente.

Ouça e descubra para onde vamos. Comente, curta e compartilhe.

Seja Feliz!

Música: Each Days Gets Better
De onde: CD Once Again
Quem canta: John Legend
Compositor: Frank Wilson, J. Stephens, Pam Sawyer e W. Adams


Deixe a música te mover...

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Oi!

Como você está hoje? Seu dia foi bom? Se não foi por que você não dança? Dançar é muito bom, mesmo sozinho.

Eu estava ouvindo a música Slow Dance (Dança Lenta) de John Legend e percebi como é bom mexer o corpo no ritmo de uma música boa. Sim, eu sei! Coisa de gente maluca, mas de perto todo muito é um pouco louco.

Essa música é um convite para esquecer os problemas e dançar. Aí você pode me dizer: Gui, eu não tenho tempo pra isso! Eu tenho problemas pra resolver. E eu te respondo: Sim, nunca temos tempo, os problemas não desaparecerão enquanto você dança, mas a sua cabeça ficará mais leve e você vai pensar melhor. Pense nisso como um remédio para o stress.

John Legend acertou no ritmo e na letra. Ele usa trechos de uma música antiga  ("She's a Fox" de  The Icemen com participação de Jimi Hendrix), mas mantém a modernidade. Ouvindo a música você parece ser transportado para uma pista de dança da década de 70.

Ele canta com tranquilidade e com muito soul na voz. Abusa de firulas e deixa a cordas vocais arranharem para dar uma sonoridade diferente.

Tem um trecho que me prendeu a primeira vez que eu ouvi. Eu achei que a música tinha acabado, mas o som da bateria continuou e John e os backing vocals começam a cantar. Essa parte começa a partir 3min04seg. É ótimo! Se você não dançar, pelo menos vai estalar os dedos.

Ouça e se mova no ritmo. Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: Slow Dance
De onde: CD Once Again
Quem canta: John Legend
Compositor: E. Swaray, J. Stephens, Lewis, Poindexter e W. Adams


Eu sinto tanta saudade...

domingo, 6 de outubro de 2013

Olá!

Como você está hoje? Está tudo bem?

Já sentiu muita saudade de alguém? Mas muita mesmo? Acho que John Legend já. E isso é muito bem cantado na música Where Did My Baby Go? (Para Foi Meu Bebê?).

Essa música faz parte do CD Once Again (Mais Uma Vez) e impressionantemente era a única música que eu conhecia dele. Eu não lembro exatamente quando eu a ouvi a primeira vez, mas sabe quando uma melodia fica presa na sua memória? Então, foi assim quando parei para ouvir esse álbum e me deparei com essa música.

O piano acompanhado de um batida que parece que foi tirado de um filme da década de 40 e os violinos harmonizando com todos os instrumentos. Por ser uma sonoridade tão clássica a voz inconfundível de John fica mais evidente.

John canta com muita tranquilidade. O único momento que ele coloca mais força e volume na voz fica entre 3min51seg e 4min05seg. Nesse trecho ele faz um falsete (voz aguda) muito bom.

A música já me encantou pela sonoridade, mas a letra é uma poesia que, sozinha, já é encantadora. Não vou colocar aqui trecho nenhum. Convido você a procurá-la. É linda.

Ouça e pense na saudade que já sentiu ou que ainda sente. Comente, curta e compartilhe.

Seja Feliz!

Música: Where Did My Baby Go?
De onde: CD Once Again
Quem canta: John Legend
Compositor: J. Stephens


E de novo! E de novo! E de novo!

sábado, 5 de outubro de 2013

Olá!

Está tudo bem hoje? Como foi seu dia?

Sabe aquele relacionamento conturbado? Você já pode ter vivido ou conhecido alguém que tenha vivido essa experiência. Então, a música Another Again (Outra Vez) de John Legend mostra isso.

É uma balada que mistura R&B e Soul. A letra música carrega muitos elementos antagônicos. O quente e o frio. Leia esse trecho:
Então nós fizemos de novo
Sabendo que nós devemos terminar, mas simplesmente não admitimos de novo
Oh, me sinto bem, é tão bom, mas eu não farei de novo
É novamente tão traumático
Depois que nós fazemos amor, então nós discutimos e nós fazemos amor de novo.
Oh eu amo isto, e odeio, ela é minha favorita outra vez
Estou perdendo tempo
Eu não resisto, ela está tão linda
Oh eu gosto do seu estilo
E eu amo a maneira que ela fala e eu sorrio
Não importa o quanto tentamos
Não podemos nos ver olho à olho
Então, por enquanto, eu acho que nós diremos adeus

O que mais gosto nessa música é o backing vocal que é muito tranquilo e quase imperceptível. E o que mais me impressionou foi o som da flauta. A música tem uma batida que, ao primeiro momento, não combinaria com um som tão doce.

Ouça de novo e de novo. Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: Another Again
De onde: CD Once Again
Quem canta: John Legend
Compositor: G. Patterson, E. Wilson, J. Wilson, J. Stephens e K. West


O céu está tomando conta de mim!

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Olá!

Como você está hoje? Está tudo bem? Já falou com Deus? Talvez você não acredite em Deus, mas pode ter fé. Fé é algo impressionante. Ela traz paz e esperança nos lugares mais improváveis. Eu estou te perguntando isso, porque a música de hoje tem um pouco disso.

Eu estava ouvindo John Legend esses dias para falar sobre ele aqui no blog e me deparei com uma música muito interessante. Ela é toda tranquila. Do início ao fim. Não cansa os ouvidos e você pode ouvi-la várias vezes. É o tipo de música para fim de noite. Sabe quando você leva seu MP3 para cama e começa a ouvir. Essa seria a última música antes do sono tomar conta dos olhos.

A música se chama Show Me (Mostre Me) e é uma oração. Musicalmente falando o que marca essa canção é a voz de John. Ele canta com um tom mais agudo e faz você se questionar se é ele mesmo quem está cantando.

Mas o que me cativou foi a letra. Parece que foi feita num momento de muita dor e indignação. Parece que John tenta conversar com Deus para entender o por quê de tantas coisas.

Eu vou terminar essa postagem com as palavras que John Legend extraídas de uma entrevista:

"A música é uma oração perguntando para Deus por que há tanto sofrimento no mundo. Como você escolheu quem fica com a sorte de nascer em riqueza, contra quem é nascido na pobreza e doença, e coisas desse tipo. É só perguntar para Deus. Em resposta, eu estava pensando mais sobre a questão da pobreza e que eu poderia fazer. Eu não consegui continuar a perguntar o que estava acontecendo. Porque não fazemos algo sobre isso? " - John Legend, entrevista para Live Daily

Ouça e ore. Comente, Curta e Compartilhe.


Seja Feliz!

Música: Show Me
De onde: CD Once Again
Quem canta: John Legend
Compositor: R. Bacon, Raphael Saadiq, E. Swaray e J. Stephens



Demonstração pública de afeto

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Oi!

Como você está hoje? Está tudo bem?

Já abraçou o amor da sua vida? Já demostrou carinho hoje? A música de hoje fala disso. Ela se chama P.D.A. We Just Don't Care (P.D.A. é abreviação de Public display of affection - Demostração Pública de Afeto - a tradução literal seria - D.P.A. Nós Realmente Não Ligamos). Essa música faz parte do segundo CD de John Legend chamado Once Again (Mais Uma Vez) de 2006.

Pra mim esse álbum é super novo. Eu nunca tinha ouvido uma música sequer. Confesso que a voz dele não me causa nenhuma reação, mas como eu tenho esse blog e gosto de falar de música eu senti que precisava falar de outros cantores que eu deixava de lado e John era um deles. E hoje eu falo com toda certeza: Ainda bem que tenho esse blog. Ele me força a ouvir música boa e apreciá-la!

Essa música é uma balada com muito R&B. Foi feita pra você dançar abraçado(a) ao seu amor. Ela começa tranquilamente com um piano e depois (aos 21seg) entra a batida e a voz inconfundível de John Legend. Ele tem uma técnica vocal diferente. Ele "mastiga" todas as palavras. Ele usa todos os "Rs" que são possíveis em uma frase.

Nessa música ele canta tranquilamente e alguns momentos faz falsetes (aquela voz aguda). A batida é contagiante e o refrão é marcante:
Let's go to the park - Vamos ao parque
I wanna kiss you underneath the stars - Eu quero te beijar sob as estrelas
Maybe we'll go too far - Talvez a gente vá mais longe
We just don't care - A gente não se importa

Em alguns momentos ele inclui ao som da música elementos de uma cidade grande. Se você ficar atento pode ouvir sirenes e buzinas.

Ouça sem se importar. Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: P.D.A. (We Just Don't Care)
De onde: CD Once Again
Quem canta: John Legend
Compositor: John Stephens, Eric Hudson, K. Prather e J. Wilson


Dançando no espírito

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Oi!

Como você está? Está tudo bem? Se não estiver, recorra a uma ajuda superior. Deus!

A música de hoje tem toda essência da cantora que a canta. Para terminar essa semana em que falamos de Aretha Franklin eu escolhi a música que dá nome ao álbum. A música Spirit In The Dark (Espírito No Escuro).

Aretha nasceu num lar religioso e isso fica claro na sua música. Muitas vezes ela gravou músicas gospel e com temas religiosos. Essa música é uma delas. Tem todos os elementos do gospel e foi feita para você dançar.

É um R&B com muito ritmo e muito bem produzido. O charme da música fica no backing vocal. Desde a primeira vez que ouvi esse álbum essa música me prendeu. Aretha canta de maneira suave no início e depois ela enche a música de força.

O trecho inicial (13seg até 36seg) é lento e o backing vocal faz um "Huuumm" muito melódico e depois a música ganha mais ritmo e fica muito mais dançante.

A partir de 1min08seg até 1min28seg os backing vocals fazem um "Uhh" que marca a batida da música. E depois (1min46seg) os backings mudam  e falam "Yeah".

Mas de todas as partes, a que mais gosto, fica a partir dos 2min53seg quando as backing vocal falam com muita energia "I think I got it". A partir desse ponto a música te leva para uma igreja americana e te faz querer dançar no espírito.

Ouça e se mova no espírito! Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: Spirit In The Dark
De onde: CD Spirit In The Dark
Quem canta: Aretha Franklin
Compositor: Aretha Franklin


Honestamente...

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Oi!

Como foi seu dia? Está tudo bem?

Eu já falei muito sobre regravações e como eu gosto quando o cantor/banda acertam na versão. A música de hoje também é uma regravação e é surpreendentemente diferente da original. A canção se chama Honest I Do (Honestamente) e foi originalmente gravada por Jimmy Reed em 1957 e é uma música country misturada com R&B. Na versão de Aretha a música ganhou muito mais blues.

O piano é lindamente tocado por Aretha e faz você se sentir um bar da década de 50 que aparecem nos filmes. Ela canta com muita paixão.

Para deixar a música mais envolvente ainda uma backing vocal de Aretha faz alguma firulas ao fundo. E o baixo marcando as notas e ditando a batida junto com a bateria é ótimo de se ouvir.

A letra é simples é fácil de aprender:

Don't you know that I love you? - Você não sabe que eu te amo?
Honest I do - Honestamente
I'd never placed, no one above you - Eu nunca colocaria ninguém acima de você
Please tell me you love me - Por favor, diga que me ama
Stop driving me mad - Você está me deixando louco
Cause you the sweetest little thing - Você é a coisa mais doce
That I ever had - Que eu nunca tive
Don't you know that I love you? - Você não sabe que eu te amo?
Honest I do - Honestamente
I'd never placed, no one above you - Eu nunca colocaria ninguém acima de você

Sim a letra é praticamente isso tudo. O restante é a pura musicalidade de Aretha! Após a letra ser cantada a primeira vez Aretha e sua backing vocal fazem um "Huuummm" cheio de melodia (1min35 até 1min58)

Ouça honestamente. Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: Honest I Do
De onde: CD Spirit In The Dark
Quem canta: Aretha Franklin
Compositor: Ewart Abner e Jimmy Reed