Só uma razão

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Olá!

Como você está hoje? Já fez suas promessas para o novo ano? E para terminar o ano escolhi uma música romântica que ficou nas paradas de todo o mundo. Ela se chama Just Give Me a Reason (Só Me Dê um Motivo) da rockeira P!nk com a participação de Nate Ruess.

Quando estava vendo o histórico das músicas que ficaram em primeiro lugar me deparei com essa canção e fui procurar no Youtube para ouvi-la. O Piano do início da música me prendeu e quando P!nk começa a cantar eu fiquei mais preso ainda. A melodia melancólica é ótima. E quando eu achava que ela ficaria assim a batida tirada de uma balada Pop começa. A voz de Nate Ruess e P!nk harmonizam perfeitamente. A melodia fica na cabeça e não é difícil de se pegar cantando o início do refrão sem perceber.

Essa canção não ficou muito tempo nas paradas em primeiro lugar, mas atingiu o primeiro lugar em vários países. No Brasil ela ficou em terceiro lugar. Com certeza, essa música será lembrada por muitos anos. É o tipo de música feita pra ser eterna e não se assuste se outros cantores começarem a regravá-la.

Ouça por todas essas razões. Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: Just Give Me a Reason
De onde: CD - Truth About Love
Quem canta: P!nk com participação de Nate Ruess
Compositor: P!nk, Jeff Bhasker e Nate Ruess



Mais Fácil...

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Olá!

Como você está hoje? Está tudo bem? Espero que sim.

Hoje vou falar de uma música muito brasileira e com uma pitada de R&B internacional. A música se chama Mais Fácil e é cantada pelo grupo de pagode Sorriso Maroto e tem a participação de Brian McKnight. Sim, o Brian de Back At One.

Eu confesso que não gosto de pagode, mas essa música me prendeu. Ela mistura o pagode com R&B e mostra como a música pode ser universal. A música não tem pagode no início, ela começa com uma batida romântica, um piano e um violão e a voz de Bruno Cardoso (vocalista) e quando chega ao refrão o andamento do pagode começa. O refrão é simples e gruda na cabeça.

Aos 1min12seg Brian começa a cantar e a música não perde a essência. É uma música que tem tudo para fazer sucesso a longo prazo. É uma música romântica e gostosa de ouvir. Não me assustaria se ela se tornasse tema de novela.

Ouça é mais fácil que explicar. Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: Mais Fácil (Easier)
De onde: EP - Riscos e Certezas
Quem canta: Sorriso Maroto - vocalista Bruno Cardoso com participação de Brian McKnight
Compositor: Compositor: Bruno Cardoso ,Sergio Jr, Umberto Tavares e Jeferson Jr - Versão: Munir Trad


Novo Ano Chegando!

Olá!

Como você está?

Como estamos chegando no ano de 2014 aqui vai minhas sugestões para começarmos o novo ano com muita música boa. (Para visualizar melhor pode clicar na imagem)


Como eu disse, são as minhas sugestões, se você tiver alguma pode deixar nos comentários.

E Feliz Ano Novo Musical Para Todos Nós!

Seja Feliz!

O Pop mais Pop do ano...

domingo, 29 de dezembro de 2013

Oi!

Como você está hoje? Espero que esteja tudo bem.

Continuando sobre as músicas da parada de sucessos de 2013 vamos falar de Britney Spears e a música Work B**ch (Trabalhe V**ia). Apesar dessa música não ter atingido o primeiro lugar em muitos países (aliás, só atingiu o primeiro lugar em Taiwan) é uma música que esteve lá entre as mais tocadas e movimentou a indústria. Não sou fã de Britney, mas reconheço que ela movimenta uma legião de fãs. E falo movimentar no sentido literal da palavra. Ela consegue fazer milhares de pessoas dançarem e se exercitarem ouvindo suas músicas.

Eu lembro quando um amigo me pediu para ouvir essa música. Eu torci o nariz, mas fui ouvir. O que gostei foi a batida, uma batida de música eletrônica misturada com dance e pop. A voz de Britney não me atrai, mas a batida das músicas são um caso a parte. Quando ouvi falei imediatamente para uma amiga de muitos anos para ouvir a música. Ela é fã da Britney e viciou na música.

A letra é uma declaração de como se conseguir ter um carro caro, viver numa mansão, ter um belo corpo. Tudo isso se conquista trabalhando.

Você quer um corpo belo?
Você quer um Bugatti?
Você quer um Maserati?
É melhor trabalhar, v**ia

Você quer um Lamborghini?
Beber martines?
Ficar gostosa num biquíni?
É melhor trabalhar, v**ia

Você quer viver elegantemente?
Viver numa grande mansão?
Festejar na França?
É melhor trabalhar, v**ia

Se você ainda não ouviu a música, com certeza você estava vivendo numa bolha nos últimos meses. Como eu disse, essa música não chegou a atingir o primeiro lugar nas paradas, mas mesmo assim fez com que Britney fosse lembrada.

Ouça e trabalhe duro. Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: Work Bitch
De onde: CD - Britney Jean
Quem canta: Britney Spears
Compositor: Britney Spears, William Adams, Otto Jettman, Sebastian Ingrosso, Anthony Preston, Ruth-Anne Cunningham


Contando Estrelas

sábado, 28 de dezembro de 2013

Olá!

Como você está? Espero que esteja tudo bem. Só pra te situar, nessa última semana do ano eu escolhi algumas músicas que estão ou que ficaram na parada de sucessos internacional e nacional.

Hoje eu vou falar de uma banda que nunca havia parado para ouvir. Ela se chama OneRepublic (Uma República). Sim! Eu estava vivendo numa bolha e não conhecia essa banda. Confesso que me surpreendi com a letra e com a sonoridade. Eles misturam vários tipos de Rock, Pop e Dance.

A música que está nas paradas no momento se chama Counting Stars (Contando Estrelas) e faz parte do álbum Native (Nativo) e por conta dessa música eu fui atrás de todas outras e gostei demais do álbum. Essa banda já vai entrar na minha lista de bandas que precisam ser ouvidas.

O que gostei nas músicas e na música Counting Stars foram as nuances que aparecem durante toda a canção. No início você acha que será uma música muito melancólica por ouvir a voz de Ryan Tedder e um violão. Depois entra uma batida que parece ter sido tirada de uma música de David Guetta e quando você acha que é só isso a ponte para o refrão chega e você ouve o vocalista surpreender com notas agudas.

Dá pra entender porque a música está nas paradas e entre as 10 mais... Tem um trecho que começa aos 3min e surpreende pelo vocal, pela batida e pelo backing vocal. Eu confesso que viciei nessa música e já a ouvi mais de 10 vezes.

Outra coisa muito boa é a letra. Não vou transcrever toda a letra, mas alguns trechos que são poéticos.

Ultimamente, tenho, tenho perdido o sono
Sonhando com as coisas que poderíamos ter sido

Tudo que me mata me faz me sentir mais vivo

Tudo que me derruba me faz querer voar

Ouça e conte estrelas.


Seja Feliz!

Música: Counting Stars
De onde: CD - Native
Quem canta: OneRepublic - vocalista Ryan Tedder
Compositor: Ryan Tedder


Realeza

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Oi!

Como você está hoje? Espero que esteja tudo bem.

Como falei ontem, nos próximos dias eu vou falar de músicas que ficaram nas paradas. A música de hoje se chama Royals (Realezas) e é cantada por Lorde, uma cantora Neozelandesa. Ela lançou seu primeiro CD esse ano e ele se chama Pure Heroine (Heroína Pura). O álbum é muito bom. Ele usa elementos do Pop, da música Eletrônica é uma alternativa para as músicas que estão nas paradas. A música Royals ficou em primeiro lugar nas paradas internacionais. Nos Estados Unidos ficou por 9 semanas em primeiro.

A música começa com Lorde cantando e uma batida. Aliás, a música é toda voz e batida. Ela não cansa. Você consegue consegue ouvir várias vezes sem perceber. Não se assuste se você ficar com a batida na cabeça e se você não estalar os dedos durante a música. Esses são sintomas muito normais.

A letra é da própria cantora e é bem interessante. No início fala contra as músicas que sempre falam de mansões, carros, jóias e tudo o que for caro. O refrão foi o que me mais me chamou a atenção na letra. Leia:
E nunca seremos realezas
Isso não corre no nosso sangue
Esse tipo de luxo não é pra gente
Nós desejamos outro tipo de agitação

Deixe-me ser sua governante
Pode me chamar de abelha-rainha
E baby eu vou mandar, mandar, mandar, mandar
Deixe-me viver essa fantasia

Ouça. Você vai ouvir a música sem perceber. Comente, curta e compartilhe. Depois me diga se essa música mereceu ficar tanto tempo no primeiro lugar.



Seja Feliz!

Música: Royals
De onde: CD - Pure Heroine
Quem canta: Lorde
Compositor: Ella Yelich O'Connor e Joel Little


Madeeeiraaa!!

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Oláá!

Como você está? Espero que seu Natal tenha sido ótimo. Agora que o Natal passou eu pensei em falar das músicas que fizeram sucesso em 2013, mas aí eu fui ouvir as paradas internacionais e nacionais e me deparei com cada música ruim que eu quase desisti. Músicas que ficaram em primeiro lugar nas paradas e não tem nada de mais. Simplesmente são comerciais. No meio delas eu encontrei algumas coisas interessantes. Então selecionei algumas (exatamente 6) para falar de hoje até o dia 31/12/2013.

Vou começar com uma música muito comercial, mas que tem um ritmo contagiante e uma letra legal. A música se chama Timber (é o termo usado para avisar que uma árvore está caindo, na língua portuguesa seria "Madeeeeiraaa!"). Essa canção é do rapper Pitbull e tem a participação de Ke$ha. Confesso que quando estava procurando músicas para terminar o ano de 2013 eu fui nos cantores e cantoras que conheço e gosto, mas resolvi dar uma chance para os meus ouvidos. Quando coloquei essa música para tocar eu gostei de primeira.

A música foi lançada em 2013 no EP (Extended Play) chamado Meltdown (Crise) e é uma continuação do álbum Global Warming (Aquecimento Global) lançado em 2012. Pitbull relançou o álbum com o seguinte nome Global Warning Meltdown (Crise do Aquecimento Global). Nesse álbum ele tem a participação de vários artistas, desde Kelly Rowland a Henrique Iglesias. A música Timber ganhou single e clipe.

Ela começa com uma gaita uma batida ótima. Depois entra a Ke$ha cantando o refrão. Depois Pitbull chega mudando o ritmo da música e fazendo um rap. A gaita acompanha toda a música. A batida muda várias vezes, mas a gaita está presente.

A letra fala para dançar até cair, beber até cair, viver até cair. É o tipo de música feita para dançar. Por sinal, se você ouvir essa música e não balançar nada você, provavelmente, está dormindo.

Ouça e dance. Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: Timber
De onde: EP - Meltdown
Quem canta: Pitbull com participação de Ke$ha
Compositor: Armando C. Pérez, Kesha Sebert, Lukasz Gottwald, Priscilla Hamilton, Jamie Sanderson, Breyan Stanley Isaac, Henry Walter, Pebe Sebert, Lee Oskar, Keri Oskar e Greg Errico


A noite em que Ele nasceu!

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Olá!

Como você está hoje? Noite de Natal. Espero que esteja tudo bem. Estamos terminando esse mês em que falamos de músicas de Natal. Gostei demais de falar de músicas que gosto muito e no processo encontrei muitas músicas para falar nos próximos anos. Espero não desistir desse blog no ano que está chegando. Espero ficar muitos anos por aqui e atingir muitas pessoas com música boa.

Para essa noite muito especial eu escolhi uma música Gospel. Já que essa data foi feita para lembrar do nascimento do homem que mudou a humanidade com amor e compreensão nada melhor do que lembrar daquela noite em que ele nasceu. Existe um texto na bíblia que sempre me faz chorar, ele fica no livro do Profeta Isaías, Capitulo 9, Versículo 6 e diz o seguinte: "Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Todo Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz."

E para entender, Um menino nasceu e este é o filho de Deus e toda a liderança é dele.

A parte que me faz chorar sempre que leio é: E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Todo Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz. Eu posso repetir isso várias vezes no meu dia e ainda assim será como a primeira vez.

E a música de hoje fala disso. Da noite que esse menino nasceu e que dividiu e divide a opinião de muitos. Muitos não acreditam, muitas acreditam, muitos dizem que é invenção e eu digo: ainda que seja invenção da cabeça de muitos homens esse personagem é uma das melhores coisas que a humanidade criou.

A música se chama The Night That Christ Was Born (Na Noite Em que Cristo Nasceu). Vou transcrever a tradução da música para você poder entender cada trecho.

Ouça os anjos
Jubilam tão docemente
Recebendo glória de Deus
Na noite em que Cristo nasceu

Você não vê as pessoas
Vindo de todas as nações
Implorando por salvação
Na noite em que Cristo nasceu

Oh um salvador tão maravilhoso
Para nascer em uma manjedoura
Para que eu possa compartilhar seu favor
E o meu coração ser feito de novo

Ouça as trombetas
Gritando na escuridão
Clamando 'Santo, Santo'
Na noite em que Cristo nasceu

Ouça as trombetas
Gritando na escuridão
Clamando "santo, santo" (agora, eis o Salvador)
Na noite em que Cristo nasceu

Não vou falar mais sobre a música. Eu só gostaria que você meditasse sobre o menino que nasceu perseguido e foi o responsável por libertar e perdoar a humanidade.

Feliz Natal!

Seja Feliz!

Música: The Night That Christ Was Born
De onde: CD - Kirk Franklin and The Family Christmas
Quem canta: Kirk Franklin e Carrie Young-Davis
Compositor: Kirk Franklin


Venha Para Casa...

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Olá!

Como você está hoje? Já se reuniu com a sua família? Espero que esteja tudo bem.

Hoje eu escolhi uma música com um grande significado. Um desejo de muitos. Que a família se reúna no Natal. Ela se chama Please Come Home For Christmas (Por favor, venha para o Natal) de Luther Vandross.

A letra é linda e cheia de amor. Mesmo que você não entenda nada inglês vai perceber a melancolia e a saudade na voz de Luther. A música é um R&B com uma melodia gostosa de ouvir. Não consigo determinar um trecho que me fez escolher essa música para a véspera de Natal. Ela inteira é linda! Não vou vou falar muito, afinal, você precisa estar com a sua família!

Ouça enquanto abraça as pessoas que você ama. Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: Please Come Home for Christmas
De onde: CD - This Is Christmas
Quem canta: Luther Vandross
Compositor: Luther Vandross e Skip Anderson


Natal/Aniversário com Blues!

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Olá!

Como você está hoje? Espero que esteja tudo bem...

Antes de começar a falar da música quero dizer que hoje é meu aniversário e por isso escolhi uma música que gosto demais e sim, foi uma escolha arbitrária. É uma música de Natal, mas não a escolhi pela mensagem. Escolhi pela melodia e pela voz da cantora.

No meu aniversário, por ser muito perto do Natal, sempre o dividi com Jesus. Foram raras as vezes que recebi cartão de aniversário, era sempre cartão de Natal. Já fiquei chateado, já fiquei muito feliz por se lembrarem, já fiquei triste por esquecerem, mas agora, mais maduro entendo que as pessoas estão com tantas coisas na cabeça que acabam esquecendo mesmo, mas tem algo que sempre me alegra, as músicas de Natal. Parece que elas são um presente pra mim. Só pra mim! A música de hoje foi assim!

Ela se chama Merry Christmas (Feliz Natal) e é cantada por Christina Aguilera. Essa canção já foi gravada por muitos outros cantores, eu cheguei a ouvir, mas com Chris a música ganha outro tom. Parece uma música de cabaré, delicada e forte ao mesmo tempo.

Pra você começar a entender. Essa música é um blues e dos melhores. É cheio de nuances e modulações na voz e na intensidade dos instrumentos! Eu não vou falar mais da música porque quero que você ouça.

Esse é o meu presente de aniversário pra você que me lê. Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: Merry Christmas
De onde: CD - My Kind Of Christmas
Quem canta: Christina Aguilera
Compositor: Lou Baxter e Johnny Moore

Noite Feliz!

domingo, 22 de dezembro de 2013

Olá!

Como foi seu dia? Espero que tenha sido ótimo!

Para terminar a semana Silent Night (Noite Silenciosa) escolhi uma versão brasileira da música. Aqui no Brasil ela ficou conhecida como Noite Feliz. Vários cantores já a gravaram, mas a melhor (na minha opinião) é a da cantora Aline Barros.

Ela lançou a música em 1998 no EP (Extended Play) de Natal chamado Canções de Natal. É a última faixa e dá pra entender porque. Ela usa toda o malabarismo vocal e emoção para interpretar a música. Se você ouvir atentamente vai perceber que é uma versão da música da Mariah Carey que falei ontem.

A eu gosto da versão da Aline por conta da voz aguda e precisa. Ela consegue prender sua atenção fazendo escalas usando a voz. Ela vai nas notas agudas e graves com muita facilidade. Outra coisa interessante é o coral que acompanha a música.

Muitos já me falaram que eu só gosto de música internacional. mas a minha razão para isso é a seguinte: Na música popular brasileira eu não encontro cantores que fazem esses malabarismos. Somente no Gospel brasileiro que se ouve vozes assim. Aline é uma delas. Nessa canção ela usa tudo que pode e por isso eu a escolhi para terminar essa semana com as versões de Silent Night.

Ouça e descubra uma noite feliz! Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: Noite Feliz
De onde: EP - Canções de Natal
Quem canta: Aline Barros
Compositor: Joseph Mohr e Franz Xaver Gruber


A Rainha do Natal

sábado, 21 de dezembro de 2013

Oi!

Como você está? Espero que esteja tudo bem...

Antes de começar quero falar sobre o título desse post. Todos sabem que Mariah Carey é a autora da canção de Natal mais gravada e mais lembrada nessa época do ano. Já falei dessa música aqui no blog. Ela se chama All I Want For Christmas Is You (Tudo Que Eu Quero No Natal É Você) e esse ano Mariah recebeu o título de Rainha do Natal pela imprensa americana. Eu acho que Rainha é muito forte, mas tudo bem...

Ela também regravou a música Silent Night (Noite Silenciosa) no seu álbum de 1994 chamado Merry Christmas (Feliz Natal). Por sinal, essa é a música que abre o CD. É uma versão com muito Soul e R&B. Começa com um piano e Mariah fazendo firulas. Ela suspira ao cantar e é acompanhada por um coral muito tranquilo. A voz dela se mistura tanto ao coral quanto aos instrumentos.

Na segunda parte da música você vai ouvi-la fazendo mais firulas e os instrumentos tocando como se tivessem sido tirados de uma igreja protestante americana. Várias escalas lembram o Gospel. Aos 2min44seg o coral domina a música e Mariah faz todo seu malabarismo vocal. Vale a pena ouvir.

Ouça e descubra se ela é ou não é a Rainha do Natal. Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: Silent Night
De onde: CD - Merry Christmas
Quem canta: Mariah Carey
Compositor: Joseph Mohr e Franz Xaver Gruber


O Natal Celta

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Oi!

Como você está hoje? Espero que esteja tudo bem?

Você gosta de música celta, então vai gostar muita da versão de hoje da música Silent Night (Noite Silenciosa). A versão de hoje foi gravada pelo grupo de música celta chamado Celtic Woman (Mulher Celta) e é das mais belas.

A música começa sendo cantada em irlandês com uma voz muito aguda e precisa. Um coral cantando em pianíssimo (com um volume muito baixo) e depois uma harpa começa a acompanhar a vocalista. Depois o violino muito característico começa a tocar. Não precisa de mais nada. O violino domina a música e faz às vezes de vocalista.

Uma das coisas que deixa a música linda é o coral que durante toda a música está presente. Você quase não percebe, mas ele vai crescendo com as vocalistas e com o violino. Tem uma parte que me arrepia sempre que ouço, ela começa aos 2min32seg, somente o violino e o coral. Quando você ouvir vai entender...

Ouça e se imagine na noite silenciosa do dia em que Jesus nasceu. Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: Silent Night
De onde: CD - A Christmas Celebration
Quem canta: Celtic Woman - Máiréad Nesbitt e Méav Ní Mhaolchatha
Compositor: Joseph Mohr e Franz Xaver Gruber


Clássico e Eterno

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Olá!

Como foi seu dia? Espero que tenha sido bom.

Continuando a semana Silent Night (Noite Silenciosa), hoje eu vou falar da versão de Elvis Presley. Ele lançou a música no seu álbum Elvis' Christmas em 1957 e posso dizer que uma das versões mais emocionantes.

A música começa com um piano e depois a voz de Elvis entra. Ela está diferente, ele não usa o grave que estamos acostumados a ouvir. Alguns backing vocals (vozes de fundo) ficam discretamente fazendo "uhh" ao fundo. Elvis canta todas as notas com muita calma como se estivesse declamando um poema.

O que me faz ouvir a música toda é o momento que ele faz uma única nota com mais energia, aos 1min55seg em que ele diz Christ, the Savior is born (Cristo, o Salvador nasceu) e depois uma voz feminina faz um "uhh" extremamente agudo e assim a música termina.

Ouça e perceba a emoção de Elvis. Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: Silent Night
De onde: CD - Elvis' Christmas Album
Quem canta: Elvis Presley
Compositor: Joseph Mohr e Franz Xaver Gruber


Natal Acapella

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Olá!

Como foi seu dia? Está gostando da semana Silent Night? Eu espero que sim...

Hoje eu vou falar de uma versão bem legal. Silent Night (Noite Silenciosa) cantada Acapella pelo grupo vocal Boyz II Men. Essa música faz parte do álbum Christmas Interpretations (Interpretações de Natal) e é a última faixa do CD.

A música começa com os integrantes cantando uma linha da primeira estrofe e depois todas as vozes se juntam numa harmonia maravilhosa. Eu nem consegui falar muito sobre a música. Você precisa ouvir... É extremamente linda. Um coral com 4 vozes.

Se você colocar a música para repetir vai parecer que ela é eterna.

Ouça e perceba o Natal. Comente, curta e compartilhe.



Seja Feliz!

Música: Silent Night
De onde: CD - Christmas Interpretations
Quem canta: Boyz II Men
Compositor: Joseph Mohr e Franz Xaver Gruber


Natal Pop

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Olá!

Como foi seu dia? Que tal uma música terminá-lo bem?

Hoje eu quero falar da versão de Silent Night (Noite Silenciosa) do grupo Pop Destiny's Child. Lembra delas? Beyoncé, Kelly Rowland e Michelle Williams. Elas lançaram um CD chamado 8 Days Of Christmas (8 Dias De Natal) em 2001. O álbum tem vários clássicos e muitas músicas novas.

A versão de Silent Night é uma das mais diferentes. Um violão e vozes. O início é, no minimo, interessante. Ouça que você irá entender. Logo depois a voz de Beyoncé entra e domina a música com o acompanhamento do violão.

A harmonia entre as vozes delas são demais. Durante a música Beyoncé faz algumas firulas e as vozes de Kelly e Michelle dão um bom suporte. Em alguns momento você vai perceber a influência do R&B na sequência de notas.

Essa versão é o tipo de música para se ouvir com fones de ouvido para ouvir os detalhes. Beyoncé mostra todo malabarismo vocal que consegue fazer. O final é intrigante. A música termina sem final.

Ouça essa interessante versão. Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: Silent Night
De onde: CD - 8 Days of Christmas
Quem canta: Destiny's Child
Compositor: Joseph Mohr e Franz Xaver Gruber


Silent Night no Rock

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Oi!

Como você está? Espero que esteja tudo bem. Como eu disse ontem, essa semana eu vou dedicar as inúmeras versões de Silent Night (Noite Silenciosa) e ontem falamos de um clássico. Dean Martin e hoje eu vou falar de uma rockeira que gravou essa música. Ela se chama Stevie Nicks e fez sucesso na década de 80. Confesso que nunca havia falar dela, mas a versão dela me chamou atenção por algumas coisas.

Primeiro o fato da voz dela tem uma rouquidão meio Janis Joplin e ainda assim conseguir cantar um clássico sem parecer forçado. E outra coisa foi o arranjo da música. É o arranjo clássico, mas as vozes do coral e um voz masculina que faz algumas firulas durante a música chamam a atenção.  Um violão é tocado muito bem durante toda a música. O violão e o piano são muito marcantes.

O fim da música é outra coisa linda. Ela começa a diminuir até parecer uma canção de ninar Você fica com a melodia na cabeça. Uma música para terminar a noite de Natal.

Essa música foi lançada em 1987 no CD A Very Special Christmas (Um Natal Muito Especial). Esse CD foi lançado para arrecadar fundos para as Paraolimpíadas e fez bastante sucesso. Tem a participação de vários artistas.

Ouça e sinta como o Natal é especial. Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: Silent Night
De onde: CD - A Very Special Christmas
Quem canta: Stevie Nicks
Compositor: Joseph Mohr e Franz Xaver Gruber

Noite Silenciosa...

domingo, 15 de dezembro de 2013

Olá!

Como foi seu domingo? Espero que tenha sido ótimo...

Pergunta pra você: Qual a música mais conhecida do Natal? Se você responder Silent Night (Noite Silenciosa) está mais que certo. Sim, eu sei que existem outras, muitas outras igualmente conhecidas, mas essa canção já foi gravada em quase todas as línguas e carrega uma mensagem poderosa.

A letra da canção foi escrita em 1816 por um padre chamado Joseph Mohr e quando ele se mudou em 1818 para uma outra igreja ele encontrou com o Franz Xaver Gruber que fez a melodia que é eterna. A letra conta a história do nascimento do homem que mais mudou a história do mundo, Jesus Cristo. Eu poderia falar dessa música no dia 25/12, mas eu escolhi falar dela hoje porque encontrei uma versão linda cantada por Dean Martin.

Pra você que nunca ouviu falar, Dean Martin foi um ator, cantor, apresentador muito famoso nas décadas de 50, 60 e 70. Ele trabalhou com Jerry Lewis, Frank Sinatra, Sammy Davis Jr. Sendo que, com esses dois últimos, ele formou o grupo The Rat Pack (O Pacote de Ratos) que rodou o Estados Unidos levando o Jazz e grandes músicas.

Eu conheci a versão de Silent Night de Dean Martin através do CD, The Rat Pack Christmas Album lançado em 2004. É um coletânea das música de Natal e é ótimo. É a perfeita mistura de Jazz com ótimas vozes.

Dean começa a música falando: Natal é o momento perfeito para reuniões familiares em volta da árvore e trocar presentes nas festas de final ano e também é momento para as músicas de Natal e é por esse motivo que escolhi minha canção de Natal favorita para cantar para vocês agora. Uma que expressa a beleza e a maravilha daquela linda noite há quase 2000 anos...

Quando a música começa a voz de Dean se torna única e prende a sua atenção. Se só essas informações não fizerem você sentir vontade de ouvir a música, leia mais essa: A música Silent Night foi cantada simultaneamente em francês, inglês e alemão pelas tropas na trégua de Natal em 1941 na primeira guerra mundial, essa era a única música que todos os soldados conheciam.

Durante essa semana eu vou tentar localizar o máximo de versões dessa música para postar aqui no blog. Espero que vocês gostem....

Ouça e entenda o que aconteceu naquela noite. Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: Silent Night
De onde: CD - The Rat Pack Christmas Album
Quem canta: Dean Martin
Compositor: Joseph Mohr e Franz Xaver Gruber


Eu acredito...

sábado, 14 de dezembro de 2013

Olá!

Como foi seu dia? Espero que tenha sido ótimo!

Eu já falei muito aqui de regravações e como eu gosto quando as regravações ficam melhores que a original, mas tem músicas que podem ser cantadas por várias pessoas e o que faz a música ser linda é a sua letra. Assim é a música I Believe (Eu Acredito). Essa música foi composta em 1953 e desde então foi regravada por vários artistas. Elvis Presley, Dolly Parton, Barbara Streisand, Cissy Houston (mãe de Whitney Houston), até em português essa música foi gravada. Essa foram algumas pessoas, mas eu conheci a música com Gladys Knight And The Pips e confesso que fiquei de boca aberta ouvindo. Depois ouvi a versão de Elvis e é igualmente linda e fui pesquisar a letra e entendi porque a música é linda. Essa é a tradução:
Eu creio que para cada gota de chuva que cai
Cresce uma flor
Eu creio que em algum lugar na noite mais escura
Uma vela brilha
Eu creio que pra quem é correto, alguém virá
Para mostrar o caminho
Eu creio, eu creio

Creio que acima de uma tempestade, a menor oração
Ainda pode ser ouvida
Eu creio que alguém no grande desconhecido
Ouve cada palavra

Toda vez que ouço o choro de um recém-nascido
Ou toco uma folha ou vejo o céu
Então eu sei por que, eu creio

Gladys gravou essa música no álbum That Special Time Of Year (Naquela Época Especial do Ano) de 1980 e o arranjo da canção ficou grandioso. Imagine a música crescer e a voz rouca e firme de Gladys crescer junto.

Ouça e acredite. Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: I Believe
De onde: CD - That Special Time Of Year
Quem canta: Gladys Knight & The Pips
Compositor: Ervin Drake, Irvin Graham, Jimmy Shirl e Al Stillman


Lá fora está frio...

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Olá!

Como você está hoje? Espero que esteja tudo bem!

Sabe aquela balada romântica que você várias vezes por conta da melodia? Então, a música Lei It Snow (Deixe Nevar) do grupo vocal Boyz II Men é assim. Acho que você se lembra deles, ainda mais se gostar de R&B. Eles fizeram muito sucesso na década de 90 e foram muito premiados.

Essa música foi lançada em 1993 no CD Christmas Interpretations (Interpretações de Natal) e tem a participação de Brian McKnight na composição e nos vocais. Fui uma mistura que deu certo. Parece até que Brian sempre fez parte do grupo.

A música fala de como é bom estar com quem se ama e como esse é um tempo feliz, mas tudo isso é cantado com muito R&B e uma batida tirada de balada romântica. Os vocais são, lógico, o melhor da música. Uma harmonia impressionante.

Quando entra a voz de Brian você logo percebe. Ele tem uma voz mais aguda que os vocalistas do Boyz II Men e ainda assim a harmonia das vozes não se perde. Vale a pena ouvir.

Ouça e deixe nevar! Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: Let It Snow
De onde: CD - Christmas Interpretations
Quem canta: Boyz II Men com participação de Brian McKnight
Compositor: Brian McKnight e Wanya Morris


Este Natal!

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Olá!

Tudo bem? Como foi seu dia? Espero que bom!

Tem cantores que conseguem deixar sua marca na música de uma maneira gloriosa. Eu estou falando de Donny Hathaway. Eu já falei dele aqui no blog, falei do segundo álbum que leva o nome dele. De longe um dos CDs mais ouvidos por mim. Só a música de abertura, Giving Up (Desistindo), já foi ouvida mais de 100 vezes. Esse álbum foi lançado em 1970 e daí pra frente a música Soul mudou.

Nesse álbum antológico Donny conseguiu deixar até uma marca no Natal. Ele compôs e gravou a música This Christmas (Este Natal) essa é uma das músicas mais gravadas. Ela tem um lista de mais de 30 versões. Passando por Mary J. Blige, Aretha Franklin, Christina Aguilera e muitos outros. Eu conheço a versão de Christina Aguilera e é muito boa, mas a versão original é precisa. Nem de mais e nem de menos.

Donny mistura elementos de Jazz, R&B e Soul. A música já começa com o som da bateria, dos guizos e uma orquestra de metais (saxofones, trompetes, trombones e afins).

A letra é uma declaração de como o Natal será feliz e trará união.
Lareira ardente e brilhante
Estamos cantando músicas de Natal durante a noite
E este Natal vai ser
Um Natal muito especial para mim

Presentes e cartões estão aqui
O meu mundo é cheio de alegria, e você
Este Natal
E eu olho ao redor
Seus olhos ofuscam a cidade, eles fazem
Este Natal

Essa música se tornou um clássico e acho que ainda vamos ouvir muito durante os natais que virão. No ano de 1970 Donny lançou essa música como single (CDs com uma ou duas músicas promocionais) e ficou em 11º lugar nas paradas, mas nunca mais saiu das melhores!

Ouça neste Natal. Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: This Christmas
De onde: CD - Donny Hathaway
Quem canta: Donny Hathaway
Compositor: Donny Hathaway e Nadine McKinnor


Clássico de Natal

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Oi!

Tudo bem? Você está gostando dessa seleção de músicas natalinas? Eu estou adorando. Estou conhecendo vários cantores novos e antigos. Falando nisso, você já ouviu falar de Lena Horne? Eu não a conhecia até a pouco tempo.

Ela fez muito sucesso nas décadas de 30, 40 e 50. Ela foi atriz, cantora e dançarina e foi considerada uma das mulheres mais talentosas da época. Ela lançou um álbum de Natal em 1966 chamado Merry From Lena (Alegria de Lena) e nessa época ela já tinha 30 anos de carreira e 50 de idade com uma voz impecável.

A música que abre o álbum é Jingle All The Way (Tinindo Em Todo Caminho) um clássico revisitado em forma de Jazz. Uma big band acompanha Lena nessa versão muito divertida e leve. Você consegue ouvir muito bem a orquestra, o baixo clássico, a percussão, a bateria.

Ela canta de uma maneira muito leve e gostosa de ouvir. Não vou falar mais da música. Só que vale a pena ouvir. Um clássico de Natal com uma das vozes mais clássicas do Jazz.

Ouça e cante Jingle Bells. Comente, curta e comente.


Seja Feliz!

Música: Jingle All The Way
De onde: CD - Merry from Lena
Quem canta: Lena Horne
Compositor: Ray Ellis e Al Stillman


Ele era o Rei...

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Oi!

Como foi seu dia? Foi bem? Espero que sim...

Tem música que tem o poder de prender a sua atenção com uma voz doce e fazer você ficar grudado nela. A música I Wonder As I Wander (Me Pergunto Enquanto Caminho) foi assim. Eu comecei a ouvir e não consegui parar até ter ouvido umas 15 vezes seguidas.

A música faz parte do álbum A Christmas Celebration (Uma Celebração de Natal) que foi lançado em 2006. Esse CD foi produzido por Gladys Knight que formou um coral com 100 vozes e lançou dois álbuns Gospel. Esse é o segundo. Essa canção é cantada por Heather Goedel que tem uma voz suave e muito doce.

Essa canção só tem a voz de Heather um coral e um teclado. Nada mais! É linda. Não tenho o que falar. Só ouvindo. Não dá pra acrescentar nada ou excluir nada da música. Heather tem uma voz de soprano (voz aguda) e melodiosa. Talvez você não goste como eu, mas com certeza vale ouvir pelo menos uma vez.

A letra é é linda e gostei muito da última parte.
Se Jesus tivesse querido
Qualquer coisa pequenina
Uma estrela no céu
Ou a asa de um pássaro
Ou todos os anjos de Deus
No céu a cantar
Ele certamente poderia tê-lo
Porque ele era o Rei

Mesmo ele sendo o Rei ele escolheu uma vida simples. Esse foi e é o Rei Jesus. O motivo real do Natal.

Ouça. Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: I Wonder As I Wander
De onde: CD - A Christmas Celebration
Quem canta: Saints Unified Voices - solo de Heather Goedel
Compositor: John Jacob Niles


Pra mim o Natal...

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Olá!

Como foi o seu domingo? Espero que tenha sido ótimo!

Tem cantores que imprimem na música o seu jeito. Stevie Wonder é um deles. Ele lançou um CD em 1967 chamado Someday At Christmas (Algum dia No Natal) e eu ouvi todo o álbum, mas todas as músicas não tinham a essência de Stevie (minha sincera opinião), até que eu cheguei na última música. Não que as músicas sejam ruins, mas é que a última é a cara de Stevie.

Ela se chama What Christmas Means To Me (O Que O Natal Significa Pra Mim) e tem o balanço da música For Once In My Life (Por Uma Vez Em Minha Vida) lançada no ano seguinte e a potência e os agudos que fizeram Stevie conhecido.

A letra é a descrição de várias tradições de Natal. Presentes, músicas, festas e decorações. Tudo isso e muito mais é o que Natal significa para Stevie.

A música tem um baixo muito aparente e que inicia a música e uma batida com muito balanço. O backing vocal é preciso e necessário. Se você tirá-lo da música vai parecer que está faltando alguma coisa. Não consigo te falar um trecho que seja necessário ouvir. Pra mim, a música inteira precisa ser ouvida. Ela carrega o jeito Stevie, tem até um solo de gaita...

Ouça e responda: O que é o Natal pra você? Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: What Christmas Means To Me
De onde: CD - Someday At Christmas
Quem canta: Stevie Wonder
Compositor: Anna Gaye, Allen Story e George Gordy


Aquela noite em Belém!

domingo, 8 de dezembro de 2013

Oi!

Como você está? Espero que esteja tudo bem...

Sabe aquela música que te prende por conta de uma única nota? Então, a música Don Oíche Úd I mBeithil (That Night in Bethlehem) (Aquela Noite Em Belém) do grupo Celtic Woman é assim. Essa canção foi lançada em 2006 no álbum A Christmas Celebration. Não consegui determinar o compositor dessa música. Não encontrei essa informação em toda a internet. Se você souber ficaria muito feliz se você me contasse.

Pra quem não conhece, Celtic Woman é o nome de um grupo de música Clássica que popularizou a música Celta. Uma música que tem raízes na música Barroca e usa instrumentos como violinos e harpas. Essa música Don Oíche Úd I mBeithil (That Night in Bethlehem) carrega uma melodia profunda cheia de notas tristes, mas com a alegria de contar de uma noite especial pra humanidade. O dia do nascimento de Jesus. A letra fala de várias passagens bíblicas. Ela é toda cantada em irlandês.

Eu canto de uma noite em Belém
Uma noite tão brilhante como o amanhecer
Eu canto daquela noite em Belém
A noite em que a Palavra nasceu

Os céus estão brilhando alegremente
A terra de branco está vestida
Ver Jesus no berço
Beba profundamente no peito de sua mãe

E lá em uma encosta solitária
Os pastores se curvam de medo
Quando o céu se abre brilhante
E a mensagem de Deus ressoa tão clara

Glória agora ao Pai
Em todos os altos céus
E a paz aos seus amigos na terra
É todos os anjos choram

Uma amiga muito especial (Fátima Prado) deu a seguinte descrição para essa música: "Esta música tem sabor de floresta mágica, sabe quando estamos em algum lugar muito bonito, como contemplando o mar e pensando o quanto a vida pode ser boa e bonita... Enfim, nos remete a sonhar com a parte boa da vida". Concordo plenamente e eu mesmo não poderia ter dado descrição melhor.

Eu lembro quando ouvi a música pela primeira vez. O violino no início da música me prendeu de uma forma absurda. Eu voltava a música várias vezes para ouvir somente esse solo. Ele dura 28seg e logo após ele entra a harpa. A música inteira é violino, harpa e voz. Acho que não precisa de muito para fazer boa música.

Ouça e descubra o som daquela noite em Belém. Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: Don Oíche Úd I mBeithil (That Night in Bethlehem)
De onde: CD - A Christmas Celebration
Quem canta: Celtic Woman/Chloë Agnew/Máiréad Nesbitt/Méav
Compositor: Música Tradicional.


O Precioso Cordeiro!

sábado, 7 de dezembro de 2013

Olá!

Como você está hoje? Espero que esteja tudo bem!

Já falei aqui algumas vezes. Eu acredito em Jesus, O Cristo. Se você não acredita não tem problema, desde que não tenha reservas para ouvir uma boa música. Eu estou dizendo isso porque a música de hoje é a declaração de amor e dependência a Jesus.

A música se chama Now Behold The Lamb (Agora Eis O Cordeiro) e é cantada por um dos corais de maior sucesso na música gospel americana, Kirk Franklin and The Family (Kirk Franklin e A Família). Essa canção faz parte do álbum Kirk Franklin & The Family Christmas (Natal de Kirk Franklin & A Família) lançado em 1995.

Essa semana estava procurando músicas para colocar aqui no blog e passei por esse CD e coloquei todas as faixas para tocar e desde o instante que ouvi o início dessa música eu fiquei com a melodia na cabeça. Como ela é a segunda faixa do álbum eu logo passei para a terceira, quarta e assim por diante, mas ela ficou tocando na minha mente. Quando voltei e parei para ouvir me deparei com um coral celestial e dois solistas com vozes poderosas.

A primeira solista é Tamela Mann, ela tem uma voz suave no início e depois rasga as cordas vocais. Ela começa a cantar aos 2min02seg até 3min13. Depois o irmão David Mann começa a cantar e mostra que tem a mesma energia que a irmã. Os dois usam tudo que a voz pode dar.

Agora falemos do coral. O coral é preciso e tem uma harmonia divina. Parece ser uma única voz. A parte que eles mostram toda essa harmonia fica a partir 4min23seg. A partir desse ponto eles fazem um "Ooh, Ooh" com muita energia até voltar para a tranquilidade do início da música.

A letra é linda e é um agradecimento a Jesus que se sacrificou como um cordeiro para perdoar os pecados da humanidade e o quanto isso nos traz alegria e poder para continuar.

Ouça e agradeça ao precioso cordeiro. Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: Now Behold The Lamb
De onde: CD - Kirk Franklin & The Family Christmas
Quem canta: The Family - solo de Tamela Mann e David Mann
Compositor: Kirk Franklin


Todos em casa para o Natal...

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Oi!

Como você está hoje? Espero que esteja tudo bem!

Tem um CD de Natal que foi um dos mais viciantes que já ouvi. É o álbum My Kind Of Christmas (Meu Tipo de Natal) de 2000. Esse CD é de Christina Aguilera e mistura o Pop, a voz poderosa de Christina e o Natal. Vou falar de mais algumas músicas desse álbum até o dia 25/12, mas hoje eu quero falar da primeira música do álbum. Ela se chama Christmas Time (Tempo de Natal).

Essa música já começa muito natalina. Um coral cantando o famoso "Fa, la, la" acompanhados do som de um órgão. Depois entra uma batida bem Pop com a voz marcante de Chris. Quando ela começa a cantar o som de um piano e um órgão a acompanham. Aos 41seg volta a batida e um backing vocal preciso.

A letra fala de quando Chris era menina e que não ia dormir para tentar ver o Papai-Noel e sempre pegava no sono e sonhava e que esse momento sempre foi de muita alegria. A família, os amigos, os beijos embaixo do enfeite de Natal (existe uma tradição que diz que quando duas pessoas ficam embaixo do enfeite de Natal chamado mistletoe elas devem se beijar). A letra conta um Natal tipicamente americano.

O que mais gosto na música é a voz poderosa de Christina fazendo firulas. Ela consegue usar o R&B e o Soul para fazer escalas musicais enquanto canta. Eu não vou falar de trechos porque quando essa música começa eu não consigo parar no meio. Ela é ótima do início ao fim!

Ouça e sinta o espírito de Natal se aproximar. Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: Christmas Time
De onde: CD - My Kind Of Christmas
Quem canta: Christina Aguilera
Compositor: Chaka Blackmon, Steven Brown, Ray Cham, Alex Alessandroni e Ron Fair


E estamos apaixonados...

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Oi!

Como você está? Espero que esteja tudo bem!

Sabe aquela música que conta de uma maneira delicada e suave um dos sentimentos mais devastadores? Então, a música Christmas Eve (Noite de Natal) de Celine Dion. Ela fala da paixão apaixonadamente e com leveza. Essa música foi lançada no álbum These Are Special Times (Estes São Momentos Especiais) em 1998 e ficou em primeiro lugar em alguns países.

A música fala que ela está apaixonada e caminhando com o seu amor e por todos os lugares que vão as pessoas sorriem e tem a certeza que eles estão apaixonados.

A canção começa tranquilamente com guizos e a voz de Celine e depois entra a batida. A música é um R&B com muito ritmo. É feita pra dançar e/ou, pros mais tímidos, estalar os dedos. Nessa música você vai ouvir a Celine que está acostumado com um pouco mais de balanço. Ela faz notas fortes e canta com bastante energia.

O que mais gostei da música foi o ritmo. Tem um trecho que a música muda um pouco e Celine canta com mais energia para explodir e voltar cantando o refrão com muitas firulas. Ele fica entre 2min55seg e 3min10seg.

Quem disse que música romântica precisa ser melancólica e que no Natal as pessoas não se apaixonam? Ouça, comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: Christmas Eve
De onde: CD - These Are Special Times
Quem canta: Celine Dion
Compositor: Maria Christensen e Curtis Frasca


Vai ficar mais fácil!

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Oi!

Como foi seu dia? Foi bom? Se não foi, convido você a ouvir uma música que mexeu comigo. Se você gosta de vozes lindas, coral, R&B e Gospel com certeza vai gostar dessa música.

Ela se chama Ooh Child (Ooh Criança) e faz parte do álbum First Christmas da dupla Gospel Bebe e Cece Winans. Pra você que não conhece os Winans são uma família de músicos e cantores Gospel americano. Bebe é o sétimo filho e Cece a oitava filha. Cece ficou internacionalmente conhecida por fazer alguns duetos com Whitney Houston. Acho que por essas informações você pode já imaginar qual o nível da voz deles. Confesso que não conhecia Cece Winans e muito menos seu irmão, mas quando comecei a ouvir acabei me apaixonando.

Enfim, voltando a música. Foi até engraçado como a encontrei. Eu já tinha o álbum no meu computador e nunca parei para ouvir e esses dias procurando por músicas natalinas parei nesse CD e olhei os títulos das músicas e essa canção me chamou atenção. Coloquei pra tocar e começou um solo de saxofone, eu acho o som do saxofone celestial (se eu pudesse, já teria feito aulas para aprender a tocar...). E logo depois entra a voz macia de Bebe. Me lembrou um pouco de Luther Vandross.

A letra é muito simples e repete por várias vezes, mas sempre com uma entonação diferente. Além disso a música conta com a participação dos pais da dupla. Eles são conhecidos como Mom (Mãe) e Pop (Pai - maneira carinhosa). Fui procurar a letra da música e a achei linda. É o tipo de música que levanta o astral.
Ooh child - Ooh criança
Things are gonna get easier - As coisas vão ficar mais fáceis
Ooh child - Ooh criança
Things'll get brighter - As coisas vão ficar mais brilhantes

Some day, yeah - Algum dia, sim
We'll get it together and we'll get it all done - Vamos ficar juntos e vamos fazer tudo
Some day - Algum dia
In a world much brighter - Em um mundo muito mais brilhante
Some day, yeah - Algum dia, sim
We'll walk in the rays of a beautiful sun - Vamos andar nos raios de um sol bonito
Some day - Algum dia
When the world is much brighter - Quando o mundo é muito mais brilhante

Eu, sinceramente, acredito na letra dessa música e ela expressa o momento do Natal. Eu não vou falar de trechos que mais gostei, mas quando Bebe e Cece começam a cantar é lindo e o momento que mais gostei foi quando o coral começa a cantar.

Ouça e acredite que algum dia tudo ficará mais fácil e mais brilhante. Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: Ooh Child
De onde: CD - First Christmas
Quem canta: Bebe e Cece Winans com participação de Mom e Pop Winans
Compositor: Stan Vincent


No Paraíso!

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Oi!

Como foi seu dia? Está tudo bem com você?

Sabe aquela música que te deixa de queixo caído? A música Christmas In Heaven (Natal no Paraíso) foi assim! Me deixou de queixo caído! Essa é música é cantada e tocado por ninguém menos que B.B. King. Se você nunca ouviu falar dele só posso dizer que o seu conhecimento musical precisa evoluir.

B.B. King é só o Rei do Blues. Blues é um estilo musical caracterizado pelo andamento lento e com contratempos (como se a música fosse manca - sim, de mancar, arrastar a perna). O estilo leva esse nome não sei por qual motivo, mas uma das teorias diz que o Blues canta a tristeza e nos Estados Unidos eles usam a palavra blue (azul) como conotação de triste.

Mas voltando a música. Essa canção foi lançada no álbum A Christmas Celebration of Hope (Uma Celebração de Natal e Esperança) de 2001. Esse CD alcançou a primeira posição na lista dos melhores álbuns de Blues. E pra constar, no lançamento desse disco B.B. King tinha 76 anos e uma voz invejável.

A música começa um piano e depois a guitarra de King e quando ele começa a cantar a música começa a se formar nos seus ouvidos. A letra é extremamente romântica. Leia:
É Natal no paraíso
E é o paraíso em você
E querida, se você me deixar
Eu não sei o que vou fazer

Sim, é o paraíso no Natal
É tudo o que você é no Natal
É Natal no paraíso, e baby
E é o paraíso aqui com você

Todo esse romantismo é tocado e cantado tranquilamente por B.B. King. Sim essa música simples e romântica me deixou de queixo caído. Você pode se cansar da voz dele se você for uma aficionado por vozes de grande poder como eu, mas King conseguiu me viciar nessa música.

Ouça e se sinta no paraíso.


Seja Feliz!

Música: Christmas In Heaven
De onde: CD - A Christmas Celebration of Hope
Quem canta: B.B. King
Compositor: Billy Ward


Ele é a razão

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Olá!

Como foi seu dia? Espero que tenha sido ótimo!

Pra mim existem músicas autoexplicativas. Elas não precisam ser faladas, só ouvidas e apreciadas. A música He Is The Reason (Ele É A Razão) é assim. Essa canção faz parte do álbum Christmas... Just Remember (Natal... Apenas Lembre-se) do cantor Fred Hammond.

Pra você que é novo por aqui (eu já comentei sobre ele aqui no blog - http://guilherme-leandro.blogspot.com.br/2013/10/ser-como-voce-e.html). Ele é um cantor Gospel de muito sucesso nos Estados Unidos e tem uma vasta discografia e uma das vozes mais marcantes que já ouvi. Ele usa todas as influências da música negra americana. Desde o Jazz até o Hip Hop.

A música He Is The Reason é uma música Gospel das que vemos em filmes e como disse, ela é autoexplicativa e por isso não vou falar muito dela. Só quero te falar do trecho que gosto. Ele começa a partir dos 3min18seg até o fim da música. Preste atenção no coral! É ótimo!

Jesus é a razão do Natal. Ouça, comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: He Is The Reason
De onde: CD - Christmas... Just Remember
Quem canta: Fred Hammond
Compositor: David Ivey, Fred Hammond e Kim Rutherford


Floco de amor...

domingo, 1 de dezembro de 2013

Olá!

Como foi seu dia? Espero que tenha sido ótimo!

Sabe aquela música que consegue passar uma sensação de tranquilidade e paz? A música Snowflakes of Love (Flocos de Neve de Amor) de Toni Braxton é assim.

Essa música faz parte do álbum Snowflakes (Flocos de Neve) lançado em 2001 e essa música, em especial, mostra uma Toni cantando com tranquilidade. Você não vai ouvi-la fazer grandes malabarismos com a voz. Ela usa mais as notas graves. A maneira como canta lembra as cantoras das décadas de 40 e 50. Ela mastiga cada palavra e declama cada nota.

A música começa com uma flauta e uma orquestra e depois um violão toma conta da música até a voz de Toni assumir o comando. Ela parece suspirar a cada nota. É o tipo de música feita pra ouvir silenciosamente, curtindo cada nota e batida.

A letra é uma declaração de amor e agradecimento pelo amor. Leia esse trecho:
Nesse dia, dia de neve
Deixe-me agradecer pela alegria que você deu para mim
Eu estou tão feliz
Tem flocos de amor sorrindo para mim

O momento em que Toni usa a voz com mais energia fica entre 3min04seg e 3min26seg, mas ainda parece ser tranquilo. É uma música para se ouvir acompanhado.

Ouça e sinta o amor pra você. Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: Snowflakes of Love
De onde: CD - Snowflakes
Quem canta: Toni Braxton
Compositor: Toni Braxton, Keri Lewis e Isaac Hayes


Natal Azul de Elvis Presley

sábado, 30 de novembro de 2013

Olá!

Como você está hoje? Espero que esteja tudo bem!

Sabe aquele tipo de música que você nunca imaginou ouvir, mas depois que ouve não entende por que nunca parou pra ouvir? Então, muitos falam que Elvis Presley era o Rei, mas eu juro que nunca me viciei em uma música dele. Pra eu gostar de um cantor ou cantora eu preciso me viciar em pelo menos uma música. Nessa semana eu estava pesquisando músicas natalinas e achei um álbum dele chamado Elvis' Christmas Album (O Álbum do Natal de Elvis) e ouvi trechos de todas as músicas e parei na música Blue Christmas (Natal Azul - na língua inglesa eles usam a palavra Blue como sinônimo de tristeza).

Essa música mistura o Rock 'n' Roll de Elvis com o Blues. A música já começa com a voz grave de Elvis e logo em seguida começa o andamento da música. A música inteira é emocionante. A letra é melancólica.
Eu terei um Natal triste sem você
Estarei tão triste pensando em você
Decorações vermelhas numa árvore de Natal verde
Não serão as mesmas querida, se você não estiver aqui comigo

E quando os flocos de neve tristes começarem a cair
É quando aquelas melancólicas lembranças começarem a chamar
Você estará fazendo tudo certo, com seu Natal branco,
Mas eu terei um triste, triste, triste Natal.

Você estará fazendo tudo certo, com seu Natal branco,
Mas eu terei um triste, triste, triste Natal.

Eu não vou falar pra você que gostei de um trecho da música. Eu gostei do todo. O backing vocal, a voz de Elvis, o arranjo da música.

Ouça e veja as cores do Natal. Curta, comente e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: Blue Christmas
De onde: CD - Elvis' Christmas Album
Quem canta: Elvis Presley
Compositor: Billy Hayes e Jay Johnson


Só um desejo...

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Olá!

Como você está hoje? Espero que esteja tudo bem!

Qual é o seu desejo para o natal? Whitney deixou o dela em forma de música. A música se chama One Wish (For Christmas) (Um Desejo (Para o Natal)). Essa canção faz parte do álbum One Wish The Holiday Album (Um Desejo - O Álbum das Festas) que foi lançado em 2003. Nessa época Whitney já não tinha todo o poder da voz, mas mesmo assim conseguia encantar com a afinação e seus malabarismos vocais.

Essa música eu ouvi a pouco tempo enquanto procurava músicas de natal e acabei viciando. A melodia é carregada de R&B e Gospel. Esses estilos são uma grande influência na musicalidade de Whitney. A canção já começa com um teclado e um violão e a voz doce de Whitney fazendo firulas e ela vai crescendo e a bateria começa e o ritmo suave como uma balada romântica domina a música.

O refrão é simples e cheio de significado. Leia:
Se eu tivesse um desejo para o Natal
Seria alegria
E paz aqui na Terra
Se eu tivesse um desejo para o Natal deste ano
Todos nós nos uniríamos como um

Os backing vocals (vocais de fundo) são precisos e deliciosos de ouvir. Depois que Whitney volta a cantar a segunda estrofe ela carrega mais na interpretação e usa a voz com mais força. A música começa a atingir o ápice aos 2min24seg e Whitney mostra os seus agudos aos 2min37seg e as notas em uma escala descendente (quando a voz ou o instrumento começa fazendo notas agudas e termina nas notas graves). A música termina e pede para seja ouvida novamente.

Ouça e deseje. Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: One Wish
De onde: CD - One Wish - Holiday Album
Quem canta: Whitney Houston
Compositor: Barry J. Eastmond, Freddie Jackson e Gordon Chambers


James Brown + Natal = ?

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Oi!

Como você está hoje? Quer dançar? Se quiser, ouça a música de hoje.

Ela se chama Go Power At Christmas Time (Energia No Natal) é um Funk muito bem tocado e cantado por James Brown. É impressionante como ele consegui imprimir seu jeito de fazer em todas as canções. Desde o início da música fica claro que estilo é e quem canta. Eu sei que o Natal, normalmente, é cheio de músicas tranquilas usando orquestras e corais, mas James Brown conseguiu fazer dessa época do ano um momento para dançar também.

A música já começa com uma big band fazendo a base da música e logo em seguida entra James Brown cantando com sua voz marcante e inconfundível. A banda mantém a mesma base durante toda a música. Dependendo do seu estado de espírito você pode achar irritante. Em alguns momentos o tom dos instrumentos mudam a intensidade e você nem percebe. O trecho que impressiona fica a partir dos 1min25seg até 1min42seg. Se você prestar atenção vai perceber a mudança da banda e depois ela volta ao original. Nesse momento James começa a conversar com a banda. É quase um improviso.

Essa canção foi feita pra dançar então não dá pra falar muito. Ela tem o poder de fazer você se balançar sem querer. Eu tentei encontrar a letra na internet, mas não achei nada. Se você conseguir traduzi-la, por favor, comente.

Ouça e dance com James Brown. Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: Go Power At Christmas Time
De onde: CD - Santa's Got A Brand New Bag
Quem canta: James Brown
Compositor: Nat Jones


Eternidade musical...

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Oi!

Como você está hoje? Como foi seu dia? Espero que tenha sido ótimo...

Nesses dias estou falando de músicas natalinas e estou descobrindo várias músicas (aceito indicações). Uma delas é O Come All Ye Faithful (Vinde Todos Os Fiéis). Eu já conhecia essa música em outras versões. Por sinal essa canção é uma das mais antigas músicas de Natal. Não se tem o real compositor, na maioria das vezes a música é creditada a John Francis Wade (1711 - 1786). Dizem que ele traduziu para o inglês um hino escrito, originalmente, em latim. Além disso um padre católico contribuiu para a difusão dessa música. O nome dele era Frederick Oakeley (1802 - 1880). Existem discussões em torno da música, mas o que fica é a sua beleza.

Existem muitas versões da letra, mas essencialmente ela diz para adorarmos o Rei dos Anjos, O Cristo, O Senhor.
Oh, vinde todos os fiéis
O vinde a Belém
Vem e veja o
Nasceu o Rei dos anjos
Ó, vinde, adoremos
Cristo, o Senhor

Pode soar uma música chata, mas a melodia é grandiosa e cheia de nuances. A versão de Luther é uma das melhores que já ouvi. Ela começa com som de uma orquestra e sinos (bem a cara do Natal). Depois Luther começa a cantar a primeira estrofe acompanhado de um piano. A voz de Luther é aguda e suave. A música cresce e um coral aparece aos 55seg e cada vez mais ela cresce.

Eu lembro quando ouvi a música a primeira vez. Eu deixei a música tocando e fui até a cozinha preparar meu jantar. Eu comecei a ouvir o som de um coral e meus ouvidos ficaram presos. O coral é preciso e grandioso.

A música atinge o ápice aos 2min31seg. O coral e a orquestra te transportam para uma igreja antiga. Aos 2min53seg Luther volta a cantar e usa toda a sua potência vocal e firulas típicas de um cantor de R&B.

O final da música é grandioso e pede para que você ouça novamente e quando você pensa que terminou, Luther canta suavemente e deixa a orquestra terminar a música deixando você em silêncio.

Vinde e ouçamos (sim, essa palavra existe e eu não sabia... rsrs). Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: O Come All Ye Faithful
De onde: CD - This Is Christmas
Quem canta: Luther Vandross
Compositor: John Francis Wade e Frederick Oakeley


Tudo que eu quero para o Natal

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Oi!

Como foi seu dia hoje? Espero que muito iluminado pelas luzes de Natal. Como eu falei ontem, nessas próximas semanas só falarei de músicas de natalinas. Aí você me pergunta: Mas Gui, tem tanta música assim? E eu respondo: Sim! Várias. Eu precisaria de pelo menos 3 anos para falar de todas elas, mas como só temos Natal uma vez por ano vou tentar resumir.

Hoje eu vou falar de uma música que provavelmente você já ouviu nesses dias. Ela se chama All I Want for Christmas Is You (Tudo Que Eu Quero Para O Natal é Você) de Mariah Carey, Essa é das músicas natalinas mais conhecida da atualidade. Ela foi lançada em 1994 e desde então fica em primeiro lugar nas paradas em todo o Natal. Não adianta, você pode tentar não ouvi-la, mas ela vai ser tocada. Se tornou clássica.

Na Billboard, uma revista americana de música, essa música já está a 47 semanas na parada e muitas variando de posição todos os anos, mas sempre fica em 1º lugar em algum momento. Na contagem total já ficou 13 semanas em 1º. Vamos calcular. Se desde 1994 já tivemos 19 natais (estamos indo para o 20º) ela conseguiu ficar em mais de 50% do tempo de Natal em primeiro lugar. Isso no mercado da música é um feito e tanto.

Agora fica a pergunta: Por que essa música conseguiu e consegue, depois de tando tempo, ficar em primeiro lugar? Simplicidade, ela é simples e direta. Ela é bem cantada, tem uma letra e um ritmo gostoso de ouvir. Tem a cara do Natal.

Pra mim o que marca a música é o início. O teclado tocando notas bem agudas como se fosse uma caixinha de música e depois Mariah cantando a primeira estrofe lentamente e fazendo algumas firulas. É ótimo. A letra é uma delícia. Essa é a primeira parte:
I don't want a lot for Christmas - Eu não quero muito nesse natal
There is just one thing I need - Só tem uma coisa que eu preciso
I don't care about the presents - Eu não me importo com os presentes
Underneath the Christmas tree - Que estão embaixo da árvore de natal
I just want you for my own - Eu só quero você pra mim
More than you could ever know - Mais do que você pode imaginar
Make my wish come true - Faça o meu desejo se realizar
All I want for Christmas is you - Tudo que eu quero de natal é você

Ouça e peça o que você quer para o Natal. Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: All I Want for Christmas Is You
De onde: CD - Merry Christmas
Quem canta: Mariah Carey
Compositor: Mariah Carey e Walter Afanasieff




Vem chegando o natal!

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Olá!

Está chegando!! Eeeee.. Sim! Estou falando do Natal. Sou fã das músicas de Natal! Por sinal, essas músicas são lindas, bem cantadas e com uma mensagem ótima! Eu sempre espero essa época do ano para ouvir essas canções nas lojas, rádios e TV. Nossa, agora que me dei conta! Como você está? Saí falando sem perguntar como você está... Desculpe. Eu fico muito empolgado!

Para esclarecer, nessas próximas semanas (de 25/11 a 25/12) falarei somente sobre músicas de Natal. Estilos diferentes, letras, cantores novos e antigos, mas sempre músicas boas. Espero que você goste!

Pra começar eu escolhi uma música que gosto muito e é a primeira música de nata que tenho lembrança. Ela se chama Vem chegando o Natal. Essa música é de 1998 e eu lembro que ouvi essa música por muito tempo. Eu sou tão viciado em músicas dessa época que as ouço durante todo ano. As pessoas curtindo Carnaval, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Mães e eu curtindo o Natal. (Sim, eu sou viciado).

Essa canção é uma versão da música Santa Claus Is Coming To Town (Papai Noel Está Vindo Pra Cidade) de 1934. Isso mesmo, essa música é muito antiga e já teve gravações por todo mundo. No Brasil a Aline Barros fez essa versão linda e cheia de ritmo.

Pra você que não conhece, Aline Barros é uma cantora gospel com influências da música gospel americana. Ela fez muito sucesso na década de 90 com a música Consagração (essa música ficou em primeiro lugar em várias rádios gospel e seculares). Ela é conhecida pela voz aguda e potente.

Voltando a música. Ela começa com um teclado tocando um trecho de uma música bem conhecida. Jingle Bells (Tinir Sinos). Só pra saber, essa música foi escrita em 1850. Depois dos 26seg entra um ritmo tipicamente natalino. O som dos guizos. E depois a bateria e a voz doce de Aline. Um coral acompanha toda a música dando chance pra vocalista fazer brincadeiras com a voz.

No meio da música tem um solo de piano (1min49seg até 2min09seg) e a música volta com todo ritmo e energia. Essa música lembra a minha infância e como a minha paixão pela música se desenvolveu.

Ouça e acredite no Natal. Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: Vem chegando o Natal
De onde: EP - Canções de Natal
Quem canta: Aline Barros
Compositor: John Frederick Coots e Haven Gillespie (versão Aline Barros)