Eternidade musical...

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Oi!

Como você está hoje? Como foi seu dia? Espero que tenha sido ótimo...

Nesses dias estou falando de músicas natalinas e estou descobrindo várias músicas (aceito indicações). Uma delas é O Come All Ye Faithful (Vinde Todos Os Fiéis). Eu já conhecia essa música em outras versões. Por sinal essa canção é uma das mais antigas músicas de Natal. Não se tem o real compositor, na maioria das vezes a música é creditada a John Francis Wade (1711 - 1786). Dizem que ele traduziu para o inglês um hino escrito, originalmente, em latim. Além disso um padre católico contribuiu para a difusão dessa música. O nome dele era Frederick Oakeley (1802 - 1880). Existem discussões em torno da música, mas o que fica é a sua beleza.

Existem muitas versões da letra, mas essencialmente ela diz para adorarmos o Rei dos Anjos, O Cristo, O Senhor.
Oh, vinde todos os fiéis
O vinde a Belém
Vem e veja o
Nasceu o Rei dos anjos
Ó, vinde, adoremos
Cristo, o Senhor

Pode soar uma música chata, mas a melodia é grandiosa e cheia de nuances. A versão de Luther é uma das melhores que já ouvi. Ela começa com som de uma orquestra e sinos (bem a cara do Natal). Depois Luther começa a cantar a primeira estrofe acompanhado de um piano. A voz de Luther é aguda e suave. A música cresce e um coral aparece aos 55seg e cada vez mais ela cresce.

Eu lembro quando ouvi a música a primeira vez. Eu deixei a música tocando e fui até a cozinha preparar meu jantar. Eu comecei a ouvir o som de um coral e meus ouvidos ficaram presos. O coral é preciso e grandioso.

A música atinge o ápice aos 2min31seg. O coral e a orquestra te transportam para uma igreja antiga. Aos 2min53seg Luther volta a cantar e usa toda a sua potência vocal e firulas típicas de um cantor de R&B.

O final da música é grandioso e pede para que você ouça novamente e quando você pensa que terminou, Luther canta suavemente e deixa a orquestra terminar a música deixando você em silêncio.

Vinde e ouçamos (sim, essa palavra existe e eu não sabia... rsrs). Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: O Come All Ye Faithful
De onde: CD - This Is Christmas
Quem canta: Luther Vandross
Compositor: John Francis Wade e Frederick Oakeley


Nenhum comentário:

Postar um comentário