Um estranho estrangeiro

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Olá!

Tudo bem? Como foi o seu dia?

Existem músicas que são feitas para transformar o jeito de fazer música. Michael Jackson conhecia essa arte muito bem! Todos os seus álbuns tinham alguma faixa que mudava toda a maneira de fazer música e produzir música e cantar música. Vou listar algumas que, na minha opinião, mudaram a música. Vou me ater a carreira adulta, a partir de 1979.

1º álbum Off The Wall 1979 - faixa Working Day and Night (Trabalhando Dia e Noite) - ele incluiu o beat box na música e fez riffs com vários instrumentos (piano, guitarra e baixo) usou muito falsete.
2º álbum Thriller 1982 - faixa Human Nature (Natureza Humana) - ele canta com muita tranquilidade e faz uma balada eterna. Muitas baladas após essa música são cantadas com muita leveza.
3º álbum Bad 1987 - faixa Another Part Of Me (Outra Parte de Mim) - ele conseguiu mudar o Funk de James Brown, o Jazz e o R&B. Você consegue perceber várias influências nessa músicas e todas foram modernizadas por ele.
4º álbum Dangerous - faixa Can't Let Her Get Away (Não Consigo Deixá-la Ir) - ele acrescenta batidas de Hip Hop e beat box. A batida pode ser usada em qualquer Rap.
5º álbum HIStory - faixa Stranger in Moscow (Estranho Em Moscou) - ele usa elementos de música ambiente (música de elevador), R&B e Pop. É dessa última música que quero falar hoje.

Nessa música Michael usa um estilo chamado Downtempo (eu não conhecia) que é usado em música eletrônica. Moby é um artista que usa muito desse estilo em suas músicas. A batida é mais devagar e tranquila. Ela começa com o som de chuva e depois um beat box e depois sons de uma cidade qualquer. Carros e sirenes e, em alguns momentos, crianças brincando. Durante toda a música Michael canta tranquilamente somente a partir 3min48seg que ele começa a usar a voz com mais força e com alguns poucos gritos que conhecemos. Depois a música volta a ficar tranquila e alguém começa a falar em russo...

A música Stranger In Moscow ganhou um single (aqueles CDs de uma música só para divulgação) e um vídeo extremamente conceitual. Se você não lembra desse vídeo você tem que assistir. Ele é todo em preto e branco e tudo se move em câmera lenta e somente Michael se move normalmente. E em algum momento do vídeo começa a chover. É lindo! Ele tenta mostra como era o único que não se encaixava. O título já diz muita coisa. Estranho em Moscou. A letra mostra como é se sentir isolado.

Ouça e descubra como é ser um estranho estrangeiro. Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: Stranger In Moscow
De onde: CD HIStory - Past, Present and Future
Quem canta: Michael Jackson
Compositor: Michael Jackson

Nenhum comentário:

Postar um comentário