Desistir...

domingo, 9 de junho de 2013

Olá!

Tudo bem com você nesse domingo? Espero que sim e também espero que você queira ouvir música boa!

Você sabia que nessa semana completamos 2 meses juntos? É! Já faz 2 meses que estamos aqui falando de música...

Pra mim tem sido ótimo! Confesso que não sei se as pessoas leem, mas o fato de escrever sobre uma coisa que me faz tão bem me ajuda a continuar... Pensei em desistir do blog, mas eu descobri que a música é tão viciante quanto o álcool ou o crack.

Como essa semana é semana de aniversário eu queria falar de músicas eternas e pesquisei várias canções na minha coleção. Tinha pensado em falar de algo mais contemporâneo, mas algo me desviou dessa ideia... Foi uma voz! Você já ouviu algo tão divino que não teve outra reação a não ser chorar? Eu ouvi e chorei... É uma das vozes mais bonitas que eu já ouvi!

O nome do dono dessa voz é Donny Hathaway. Pra mim ele é novo. Nunca tinha ouvido uma música sequer. Ele é um cantor de Soul e como o próprio nome do estilo diz, ele canta com a alma...

Eu o conheci por um acaso dos mais felizes. Minha irmã me mostrou uma música de uma cantora pouco conhecida e me apaixonei pela voz dela e fui pesquisar sobre. Fui até o site oficial e lá tem a lista das influências musicais dela e o nome dele apareceu e dessa mesma lista ele era o único que não conhecia... Eu me encantei com a primeira nota que ele deu e não resisti e fui atrás de toda a discografia.

Donny Hathaway nasceu em 1945 e faleceu em 1979, mas não sem antes deixar um legado musical eterno... Essa semana eu vou falar somente dele e de um único álbum, o 2º, esse CD leva o nome dele. Quero começar com a música Giving Up (Desistindo).

A música começa com um violoncelo e um piano e Donny faz um "Huuumm" cheio de melodia, a introdução te surpreende com a marcação da bateria e dos metais (saxofones, trompetes e trompas), ainda na introdução você vai ouvir uma guitarra ao fundo, aos 25seg ela aparece e aos 33seg você consegue percebe-la melhor. Ela chora!

Após a introdução grandiosa, aos 46seg, ele entra falando a letra com uma verdade e com uma melodia feita no céu... Cada nota é feita com certeza e paixão... Os poucos segundos entre 1min40seg e 1min51seg mostram a afinação ímpar! Eu fico voltando nesse trecho...

Aos 2min09 ele fala a palavra happiness (felicidade) com uma paixão que me faz querer ouvir de novo!

Os instrumentos acompanham a voz dele e crescem a medida que Donny aumenta o volume da voz. Aos 3min45seg ele faz um "Eh eh eehh" e um solo de saxofone começa arranhando seus ouvidos... Durante esse solo você pode perceber (4min11seg) um backing vocal fazendo somente "Uuuuuuh" como se anjos estivessem cantando...

Quando Donny volta para a música (4min33seg) parece que ele e os instrumentos explodirão de tanta dor...

A música tem 6min25seg que você não percebe passar... O ritmo entra em sincronia com as batidas do seu coração!

Eu não falei da letra e não vou estragar a surpresa. Pesquise! Você vai achar algumas verdades do coração...

A canção não termina e você tem a necessidade de ouvir de novo!

Ouça!

Seja Feliz!

Música: Giving Up
De onde: CD Donny Hathaway (1972)
Quem canta: Donny Hathaway
Compositor: Van McCoy


Nenhum comentário:

Postar um comentário