A gente se encontra lá!

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Olá!

Como você está hoje? Está tudo bem?

Sabe aquele momento da sua vida que você quer fugir? Então... Que tal ir para Matty's. É um lugar muito bom, pelo menos Aretha diz isso na música Try Matty's (Tente Matty's).

É o tipo de música feita para se divertir. A letra é divertida e a batida é envolvente. Essa música foi feita para você esquecer os problemas por alguns minutos.

Quero destacar a composição da música. Ela foi escrita pela própria Aretha e não fez tanto sucesso. A letra é melódica e muito rimada. Outro ponto importante é o piano que acompanha a música inteira que foi tocado por Aretha. O arranjo foi feito... Não sei por quem, mas acho que foi ela! rsrs

A música tem várias nuances. O início com o piano marcado e depois os metais (saxofones e trompetes) entram e deixam seu ouvidos atentos até o solo de piano, ao final do solo os backing vocal chegam perguntando "What's going on?" (O que está acontecendo?).

No final, Aretha encerra dizendo porque devemos ir para Matty's.
Quando o dinheiro está em baixa
Quando você não para onde ir
Quando o verdadeiro amor se foi
Quando você não pode ir para casa

Vá também e ouça! Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: Try Matty's
De onde: CD Spirit In The Dark
Quem canta: Aretha Franklin
Compositor: Aretha Franklin



Eu continuo caminhando...

domingo, 29 de setembro de 2013

Oi!

Tudo bem? Como você está hoje?

Nesses dias em que estou falando sobre Aretha Franklin eu entendi porque ela é considerada a rainha do soul. Além de cantar com a alma ela fazia malabarismos vocais que, na época, eram impressionantes e inimagináveis até ali. Pra mim ficou claro na música Pullin' (Puxando).

A música é muito bem produzida e é uma delícia de ouvir. Aretha canta com um certeza inexplicável. Em vários momentos ela mostra toda sua força vocal e sua destreza musical.

Nessa música não aparecem os metais (saxofones, trompetes e trompas) é uma banda composta por um piano, baixo e bateria. Você consegue perceber o baixo em muitos trechos da música. O piano toca os acordes e parece que marca mais o andamento da música do que a própria bateria.

Os backing vocals são ótimos e ajudam Aretha fazer uma música ótima!

Vou deixar aqui alguns trechos em que Aretha mostra como é que se canta. 1min32seg até 1min41seg e depois em 2min17seg até 2min20seg. Aos 2min22seg o andamento da música muda e Aretha e os vocais de apoio tomam a música. A partir daí Aretha arrasa. A melhor pra mim parte fica entre 3min e 3min11seg (os segundos finais desse trecho são ótimos). Aretha termina dizendo "Well" (Bem!).

Bem, acho melhor você ouvir. Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: Pullin'
De onde: CD Spirit In The Dark
Quem canta: Aretha Franklin
Compositor: Carolyn Franklin e Jimmy Radcliffe


Essa música não!

sábado, 28 de setembro de 2013

Olá!

Como você está hoje? Espero que esteja tudo bem!

Sabe aquele tipo de música que você não consegue decidir qual versão é melhor? Então, a música Don't Play That Song (Não Toque Essa Música) de Aretha Franklin é assim.

Eu a conheci na voz de Mariah Carey em um vídeo no youtube e depois foi ouvir a original. No início achei a versão de Carey indiscutivelmente melhor, mas continuei ouvindo a versão de Aretha e descobri que as duas são boas.

A versão Mariah é mais moderna, mas não tem a verdade que a versão Aretha carrega. A versão de 1970 é mais lenta e o piano tem muito mais destaque.

Os backing vocals são ótimos e dão um charme de anos 50 para a música. O piano tocado por Aretha é preciso e cheio de melodia. Não vou conseguir te falar um trecho que me fascina. É o tipo de música que é boa do início ao fim.

É um jazz dos melhores e tornou-se eterno.

Toque essa música. Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: Don't Play That Song
De onde: CD Spírit In The Dark
Quem canta: Aretha Franklin
Compositor: Ahmet Ertegün e Betty Nelson


Bilhete de ida

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Olá!

Como foi seu dia? Espero que tenha sido ótimo!

Sabe aquelas músicas que você percebe que são originais e pioneiras? A música One Way Ticket (Bilhete de Ida) de Aretha Frankiln é assim.

A canção é um blues moderno. É uma balada misturada com R&B e foi feita em 1970. Composta por Aretha. Tem todos os elementos que fizeram dela uma das referências da música negra americana. Eu costumo dizer que ela foi a cantora que ensinou todas as outras a gritarem no tom.

Tem um trecho que me faz querer ouvir toda a música toda de novo e de novo! Fica entre 1min49seg e 1min58seg. Aretha dá um grito muito afinado! Muito bom de ouvir.

A letra é moderna apesar de ser de mais de três décadas atrás. Ela fala de um amor que se acabou, mas que ainda mexe com ela.

Pegue seu ticket e ouça. Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: One Way Ticket
De onde: CD Spirit In The Dark
Quem canta: Aretha Franklin
Compositor: Aretha Franklin


É tudo o que quero

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Olá!

Como você está? Está tudo bem?

Sabe quando você não espera muita coisa das pessoas? Aretha fala disso na música That's All I Want From You (Isso É Tudo Que Eu Quero De Você).

É um blues das antigas. Originalmente gravado em 1955 e posteriormente regravado por muitos cantores. Aretha lançou essa canção em 1970 no álbum Spirit In The Dark (Espírito na Escuridão).
A letra é simples e repetitiva, mas o que deixa a música envolvente é a voz de Aretha e as backing vocals. Por sinal as backing vocals mostram muita afinação já no início da música e conseguem te prender. O arranjo da música é muito bom de se ouvir.

A letra fala que tudo o que Aretha espera é um dia ensolarado e uma pessoa que se doe para que ela se doe também.

 Ouça é tudo que eu quero. Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: That's All I Want From You
De onde: CD Spirit In The Dark
Quem canta: Aretha Franklin
Compositor: Fritz Rotter



E a emoção?

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Olá!

Como você está hoje? Está tudo bem?

Sabe quando você perde aquela emoção da primeira vez? Ou quando você se acostuma com a novidade? É como se a emoção tivesse passado. A música The Thrill Is Gone (A Emoção Se Foi) de Aretha Franklin fala disso.

A música é um blues dos melhores e já foi regravado por muitos cantores. A canção originalmente foi gravada em 1951 por Roy Hawkins. A versão de Aretha foi lançada em 1970 no álbum Spirit In The Dark (Um Espirito Na Escuridão)

É fácil de entender porque a música foi tão regravada. Ela é original até hoje. Fala de um sentimento comum a qualquer pessoa.
Leia esse trecho:
A emoção se foi
A emoção desapareceu
A emoção se foi baby
A emoção desapareceu
Você sabe que você me fez
E você vai se arrepender um dia

A melodia é tranquila e Aretha canta com suavidade no início e depois ela mostra toda a força pela qual ficou conhecida.

Ouça sem perder a emoção. Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: The Thrill Is Gone (From Yesterday's Kiss)
De onde: CD Spirit In The Dark
Quem canta: Aretha Frankiln
Compositor: Rick Darnell e Roy Hawkins


Não me importo com eles...

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Olá!

Como foi o seu dia? Espero que tudo tenha sido bom. Se não foi ouça uma música.

Ela se chama Not Even The King (Nem Mesmo o Rei) e uma delícia de se ouvir. É um teclado e a voz de Alicia. Ela canta com muita suavidade e parece que está cantando pra você!

A letra é um caso a parte. Ela foi escrita a quatro mãos. Alicia e Emeli Sandé e um protesto ao consumismo.
Leia esse trecho:
Oh, castelos, alguns tão solitários, de que serve um castelo?
Cercados por pessoas, mas não têm um amigo
Que não esteja na folha de pagamento
Não me importo com o que eles trazem
Eles podem ter tudo
Eles não podem comprar o que temos
Nem mesmo o rei
Eles não podem comprar o que temos
Nem mesmo o rei

A música toda é feita para fazer você meditar e prestar atenção na letra. A tranquilidade e a letra com muito significado.

Às vezes um rei não pode ouvir uma música. Ouça! Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: Not Even The King
De onde: CD Girl On Fire
Quem canta: Alicia Keys
Compositor: Alicia Keys e Emeli Sandé


Eu só mudei!

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Oi!

Como você está? Espero que tudo bem.

Sabe aquele tipo de música que se surpreende a cada vez que você ouve? As músicas De Novo Adagio e Brand New Me (Meu Jeito Novo) são assim. As duas fazem parte do CD Girl On Fire (Garota em Chamas) e são a faixa 1 e 2 respectivamente.

Não podia falar de uma e não falar da outra. A introdução do CD é maravilhosa e depois começa a música Brand New Me com um sonoridade Alicia Keys. Você percebe que tem a marca dela. Depois de ouvir alguns segundos você percebe como ela está segura.

Quando você acha que não tem mais nada ela mostra que canta e canta muito. Ouça a parte entre 2min36seg e min04seg. Ela mostra toda a força que a voz dela tem.

Mas de tudo isso o que fica mais evidente é a parceria Emeli Sandé e Alicia Keys nas letras. Nesse CD tem três músicas que as duas escreveram. São letras lindas e poéticas. Uma delas eu já falei ontem e outra eu vou falar amanhã. Todas são poéticas.
Leia esse trecho:
Ei, se você é um amigo, você desejaria me conhecer de novo
Se você valesse a pena
Estaria feliz em me ver sorrir
Não estou esperando um pedido de desculpas
Estou muito ocupada em busca de mim mesma
Eu tomei posse disso
Eu me encontrei, eu me encontrei, sim

Ouça e descubra esse novo jeito. Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: De Novo Adagio Intro e Brand New Me
De onde: CD Girl On Fire
Quem canta: Alicia Keys
Compositor: Alicia Keys e Emeli Sandé


Pela 101ª vez!

domingo, 22 de setembro de 2013

Olá!

Como você está? Como foi seu dia?

Conhece a expressão "Dar murro em ponta de faca"? É um expressão interessante. Você pode usá-la para falar daquela pessoa cabeça dura, mas no fim das contas a pessoa que é mais insistente acaba sendo você por ainda acreditar que aquela pessoa pode mudar. Alicia Keys fala disso na música 101.

Leia esse trecho:
Você ouvia o som de um coração que está quebrando
Eu sei que isso não te perturba, não mais
Você é o rei dos jogos que joga
Eu sei que você já jogou esse jogo mais de 100 vezes
Você enche o seu quarto com troféus
Então, chuta todos eles para fora quando fecha a porta
Tem todas as palavras para mantê-los na esperança
Sei que já disse a eles mais de 100 vezes
Então aí vou eu, um alvo para a sua mira
Então aí vou eu, você só me ama por diversão
Querido, então aí vou eu, sem fingimentos
Então aí vou eu, pela 101ª vez

A letra parece ser muito pessoal. Alicia canta muito tranquilamente e sua voz vai crescendo e ganhando forma. É somente um teclado e sua voz suave e rouca.

A partir de 2min07seg até 2min44seg a voz de Alicia fica linda de se ouvir. Depois disso ela canta com mais energia.

Ouça pela primeira ou pela 101ª vez. Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: 101
De onde: CD Girl On Fire
Quem canta: Alicia Keys
Compositor: Alicia Keys e Emeli Sandé


Só uma coisa...

sábado, 21 de setembro de 2013

Oi!

Como foi seu dia? Está tudo bem?

Já ouviu músicas que conseguem expressar um sentimento que até então você não sabia descrever? A música One Thing (Uma Coisa) de Alicia Keys faz isso. Ela consegue descrever aquela coisa...
Leia:
Uma coisa que foi feita para nós
Nos perseguindo, nos salvando
Eu levo uma coisa sobre tudo
Eu vou tomar essa coisa e mais ninguém

É um balada R&B muito emocional e íntima. Uma guitarra e a voz suave de Alicia começam a música e depois entra uma batida com os outros instrumentos.

Alicia canta de uma maneira doce que encanta os ouvidos. Parece que ela está tentando segurar as próprias lágrimas. Ela canta notas agudas e sussurradas. O backing vocal é tão suave que é quase imperceptível.

É o tipo de música que você escuta em dia chuvoso lembrando de bons momentos ao lado de amigos e de amores.

O que mais gosto é o refrão. É uma melodia muito agradável.

Ouça e descubra essa coisa. Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: One Thing
De onde: CD Girl On Fire
Quem canta: Alicia Keys
Compositor: Alicia Keys, Frank Ocean e James Ho


Ilimitado!

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Oi!

Como você está hoje? Espero que esteja tudo bem!

Durante os próximos dias vou falar sobre Alicia Keys e seu álbum Girl On Fire lançado em 2012. Já falei dele aqui e ele merece ter mais alguns dias reservado. O álbum é muito bom, tem músicas ótimas e letras íntimas.

Para começar vou falar de Limitedless (Ilimitado) uma música com ritmo gostoso. Feita pra dançar. A batida é contagiante. O foco não é a voz de Alicia.

Quando você ouvir vai entender o que quero dizer. Alicia não faz grandes malabarismos vocais e o backing vocal é adequado. Nem surpreendente e nem esquecido. A parte boa é o ritmo.

É um amor musica sem limites.

Ouça e descubra. Comente, compartilhe e curta.


Seja Feliz!

Música: Limitedless
De onde: CD Girl On Fire
Quem canta: Alicia Keys
Compositor: Alicia Keys, Warren Felder, Andrew Wansel, Amber "Sevyn" Streeter e Stacy Barthe


Sempre será livre...

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Olá!

Como você está hoje? Espero que esteja tudo bem. Se não estiver, que tal ouvir uma música?

Você acredita na liberdade? Estranha pergunta, eu sei, mas eu pergunto porque nunca pensamos exatamente o que é a liberdade. Tem tantas pessoas livres fisicamente e são presas num mundo criado por elas e existe o inverso também, pessoas livres porque criaram um mundo. O meu mundo é criado pela minha paixão pela música.

Eu estou falando de tudo isso por causa da música de hoje. Ela se chama You Will Always Be Free (Você Sempre Será Livre). É uma letra emocionante e com um arranjo para trazer liberdade interior.

Somente um piano e a voz de Noora Noor. Não precisa de mais nada. A letra é para se pensar.
Leia:
Tudo é possível, isso é o que você diz
Estenda a mão para as estrelas
Não tenha medo, você está calmo com as ondas
Noora você vai encontrar o seu lugar

Essa música parece contar uma conversa que Noora teve com alguém importante em sua vida. É uma letra e uma interpretação muito íntima.

Ouça e conheça a liberdade. Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: You Will Always Be Free
De onde: CD Soul Deep
Quem canta: Noora Noor
Compositor: Lorenzo Farrel e Noora Noor

Pra você usar

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Oi!

Como você está? Como foi seu dia?

Já quis ser mais do que um ombro para uma pessoa chorar? Ser mais do que um amigo/a? Noora Noor canta isso com muita verdade.

É um balada com uma sonoridade da década de 70 com uma pitada de blues. A letra é uma história que se repete muitas vezes.
Leia:
Apenas um ombro para chorar
Isso é tudo que eu sou para você
Apenas alguém para você confiar
Quando o mundo está vazio e azul
Eu sou apenas alguém que você chamar de querido
Sempre que você quiser
Eu sou alguém para você correr
Alguém pra você usar

No início da música os backing vocals já prendem a sua atenção e durante toda a música eles roubam a cena. Noora Noor recebe os créditos por criar uma divisão vocal tão agradável de se ouvir. A partir dos 1min39seg começa um solo de guitarra muito bom para os ouvidos.

Ouse. Ops! Ouça e use. Comente, compartilhe e curta.


Seja Feliz!

Música: Someone You Use
De onde: Soul Deep
Quem canta: Noora Noor
Compositor: Clarence Carter, Hope Inglese, Kitty Mann e Tommy Stough


Não te ama!

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Oi!

Como você está hoje? Está tudo bem?

Já tentou alertar alguém sobre o futuro de um relacionamento que sabia que acabar mal? A música de hoje fala sobre isso. Ela se chama She Will Break Your Heart (Ela Vai Te Magoar) e faz parte do CD de Noora Noor que estamos falando nesses dias.

A música foi gravada, originalmente, em 1960 por Jerry Butler e é era uma balada. Na voz de Noora ganhou a novidade. A canção mantém a essência, mas a versão de 2009 parece modernamente antiga.

A letra foi adaptada para que uma mulher cante, mas é mesma.
Leia:
Ela não te ama como eu te amo
Se ela amasse, ela não iria quebrar seu coração
Ela não te ama como eu te amo
Ela está tentando nos separar

A guitarra durante toda a música faz você viajar aos anos 60. O Backing vocal parece ter saído dos programas de televisão da época. Noora canta com muita verdade e parece tentar chamar atenção.

Ouça e ame. Comente, curta e compartilhe!

Seja Feliz!

Música: She Will Break Your Heart
De onde: CD Soul Deep
Quem canta: Noora Noor
Compositor: Calvin Carter, Curtis Mayfield e Jerry Butler


Isso é jeito?

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Olá!

Como você está? Como foi sua segunda? Espero que tenha sido ótima!

Eu já falei algumas vezes aqui no blog que tem cantores que conseguem reviver antigas músicas e fazê-las melhores. Noora Noor conseguiu isso em todas as músicas que regravou no CD Soul Deep. Uma delas se chama Funky Way (Jeito Covarde) escrita e cantada originalmente no final da década de 60 por Calvin Arnold. A música já era muito dançante e gostosa de ouvir, na voz de Noora Noor ela ficou irresistível!

A letra fala do início do fim de um relacionamento e como a pessoa a tratou.
Leia:
Disse que me derrubou
Bom, você me chutou
Disse eu sou a maior idiota 
Nesta cidade
Disse que eu vou faria o meu melhor
Ooh, tem que tratá-lo bem
Deixá-lo sair
Você acabou de ficar fora a noite toda

Noora canta como se estivesse brigando. Ela tem uma interpretação ímpar.

É um funky muito bem cantado. O destaque fica para os backing vocals que parecem ter saído de um filme e o solo de gaita no meio da música. É você vai se pegar balançando a cabeça no ritmo da música.

Ouça um funky (de verdade). Curta, comente e compartilhe!


Seja Feliz!

Música: Funky Way
De onde: CD Soul Deep
Quem canta: Noora Noor
Compositor: Calvin Arnold

É como uma poesia

domingo, 15 de setembro de 2013

Oi!

Como você está hoje? Espero que esteja tudo bem!

Você é um apaixonado/a por música como eu? Se for você vai gostar da música de hoje. Ela se chama Musiq (Música) e é muito bem cantada por Noora Noor.

Essa é uma das músicas que mais gosto do CD Soul Deep de 2009. A música tem 7min02seg e você não sente passar. O instrumental e a voz de Noora fazem 7 minutos parecerem 2.

A letra escrita por Noora mostra toda a paixão que ela carrega para o seu som.
Leia:
Música, você pode me ouvir?
Eu preciso de você perto de mim
Mós harmonizamos toda vez que nos encontramos
Meu amor por você é como uma poesia

Eu não consigo determinar qual é o estilo da música. Se é blues, soul, jazz ou pop. Só consigo dizer que é música das boas.

Os instrumentos muito bem tocados dão um ar de descontração. Parece uma reunião de amigos que gostam de música e por coincidência tocam alguns instrumentos e cantam.

A partir dos 2min24seg começam os solos (Sim! Solos). Primeiro a guitarra parece que conversa com você falando como se faz música. Depois o baixo vem concordando. Então o teclado mostra toda a sua harmonia. A bateria mostra que o ritmo vem dela e volta pra ela. E por fim Noora volta mostrando que sua voz é poderosa e merece ser ouvida.

Será que a música te ouve. Antes de qualquer ouça-a. Comente, compartilhe e curta.

Lembrando que eu também estou no twitter (@GuiRLeandro) e facebook (facebook.com/GuiRLeandro).


Seja Feliz!

Música: Musiq
De onde: CD Soul Deep
Quem canta: Noora Noor
Compositor: Noora Noor


Está pra acabar!

sábado, 14 de setembro de 2013

Oi!

Como você está? Como foi seu dia?

Já se cansou tanto de uma pessoa que ela nem fazia mais diferença pra você? Talvez você nunca parou para pensar sobre isso, mas ouça a música Your Good Thing (Sua Coisa Boa) de Noora Noor.

Essa música também é uma versão e ganhou novo tom na voz dela. A música é um blues lento e cheio de sons marcantes. O teclado, a bateria, a guitarra, o backing vocal.

A letra é pra chamar atenção:
Todas aquelas noites que eu assisti as quatro paredes
Eu não tenho que vê-las sozinha quando outros homens dizem que me querem, baby,
Eu não tenho que dizer a eles que eu era só sua
Você tem todo o amor que eu tenho, mas mesmo gelo derrete e fica quente
Sua coisa boa está prestes a chegar ao fim.

Noora canta como se fosse o fim. É o tipo de música para se ouvir sozinho e lembrar a razão do fim de um relacionamento.

Ouça e acabe. Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: Your Good Thing
De onde: CD Soul Deep
Quem canta: Noora Noor
Compositor: David Porter e Isaac Lee Hayes


Por você

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Oi!

Como você está hoje? Espero que esteja tudo bem!

Já ofereceu seu amor e sua vida para alguém? Talvez ainda não, mas Noora Noor talvez já tenha feito isso. A música Die For You (Morrer Por Você) mostra toda paixão que possa existir na poesia. A letra é uma declaração de devoção e amor incondicional.
Leia:
Eu estarei lá pra você
Eu dei tudo a você
Eu atravessarei o deserto por você
Mentirei por você

Morrerei por você

O ritmo é aconchegante e faz você querer estar perto da pessoa amada. O backing vocal é um show a parte. Noora canta com muita paixão e interpreta a música tirando da garganta toda emoção possível.

Em vários momentos a música fica tranquila e volta com mais intensidade.

Ouça e morra pelo amor. Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: Die For You
De onde: CD Soul Deep
Quem canta: Noora Noor
Compositor: Noora Noor


O que o homem tem feito

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Oi!

Como você está hoje?

Hoje eu preciso de ajuda. O meu inglês não é lá essas coisas e a internet não me ajudou muito. Preciso descobrir as entrelinhas da música What Man Have Done (O Que o Homem Tem Feito). Entendi algumas poucas palavras.

Já que a letra não consegui encontrar falemos da melodia. Essa música é uma regravação. Ela foi escrita e cantada originalmente por Corey Harris e Henry Butler e faz parte do CD Vü Dü Menz do ano 2000. É um álbum inteiro de blues. Um dos melhores que já ouvi (Num futuro próximo falarei dele aqui).

A versão original é mais lenta e as notas são marcantes. A versão Noora tem mais energia e te faz querer dançar. A voz natural e extremamente melodiosa faz você ouvi-la várias vezes sem se cansar.

Uma guitarra fazendo um riff durante toda a música garante um ritmo agradável. O backing vocal aos 3min20seg assumem a música e Noora começa a fazer firulas e mostra o que a voz dela pode fazer.

Ouça e descubra o que o homem tem feito. Comente, curta e compartilhe.

P.S.: Se você descobrir a letra ou conseguir traduzi-la me avise. Por favor! Please! =)


Seja Feliz!

Música: What Man Have Done
De onde: CD Soul Deep
Quem canta: Noora Noor
Compositor: Corey Harris e Henry Butler

O que vai fazer?

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Oi!

O que vai fazer? O que vai fazer com a sua vida? O que você pretende fazer?

Pergunta estranha, eu sei, mas Noora Noor faz essa pergunta na música Little Ghetto Boy (Menino do Gueto).

Eu conheci essa música com Donny Hathaway e ainda não decidi qual versão é melhor. As duas são excelentes. A versão de Donny é mais passional e a versão de Noora é mais leve. Nos dois casos a letra ultrapassa a melodia e os arranjos.
Leia:
Menino do gueto, brincando na rua gueto
O que você vai fazer quando crescer e ter que enfrentar responsabilidades?
Você vai passar os seus dias e noites na sala de bilhar?
Você vai vender capsulas de loucura para o bairro?

A letra chama atenção com o início, mas no final tenta mostrar que se pode mudar o destino.

Durante toda a música uma guitarra sempre está presente tentando te convencer e Noora canta notas graves.

Já no fim da música o backing vocal repete várias vezes: Everything has got to get better (Tudo tem que melhorar). Essa frase fica na cabeça e quando você entende o significado ela passa a ter mais sentido.

O que vai fazer? Ouça! Comente, compartilhe e curta!


Seja Feliz!

Música: Little Ghetto Boy
De onde: CD Soul Deep
Quem canta: Noora Noor
Compositor: Edward U. Howard


Siga!

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Olá!

Como você está? Está cansado? Ouça uma música para relaxar!

Eu gosto muito quanto cantores modernos trazem antigas músicas e as fazem ser originais novamente. Noora Noor fez isso com a música Move On Up (Siga Em Frente).

Essa canção foi composta por Curtis Mayfield e é da década de 70. Ela (e a banda) conseguiu fazer a música ser moderna.

A letra já fazia muito sentido, mas a maneira como Noora canta dá a ela mais verdade.
Leia esse trecho:
Fica frio, jovem
E não vá chorar
Seus pais irão te entender
Siga em frente

Todas as estrofes da letra são curtas e o arranjo da música faz o seu papel de deixar a música atraente. O ritmo emprestado do rock e a guitarra muito bem tocada faz você querer ouvir a música várias vezes. Em vários momentos parece que Noora e a guitarra estão num diálogo.

O backing vocal é delicioso. E ele torna-se poderoso aos 3min01seg quando a música muda completamente o ritmo e parece te levar pra dentro de uma igreja. Depois a bateria volta e controla a música por alguns segundos e depois a guitarra entra fazendo um riff. É surpreende como uma cantora da nova geração faz músicas antigas tornarem-se eternas.

Ouça e siga o som. Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: Move On Up
De onde: CD Soul Deep
Quem canta: Noora Noor
Compositor: Curtis Mayfield


Esqueça o que eu disse

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Oi!

Como foi o seu dia? Espero que tenha sido ótimo.

Nos próximos dias vou falar de Noora Noor, uma cantora norueguesa que é considerada a rainha do soul. Se você leu o blog ontem já teve tempo de ter a sua primeira impressão sobre ela.

Hoje vou falar da música Forget What I Said (Esqueça o Que Eu Disse). É um blues da mais alta qualidade. Não fica devendo nada para os grandes mestres como Ray Charles e Aretha Franklin.

O ritmo suave e marcado muito característico está presente nessa música. A guitarra é um show a parte. É uma música para dançar de rosto colado.

A letra é uma poesia e um pedido de desculpas cheio de coisas ocultas.
Leia esse trecho:
Esqueça o que eu disse
Esqueça o que eu fiz
Não é o que eu quis dizer assim você pode perdoar
É só saiu errado 
Vou levá-lo de volta
Por favor, esqueça isso

Durante toda a música a guitarra e a Noora ficam antagonizando. Noora fazendo notas graves na voz e a guitarra fazendo notas agudas.

Ouça e tente esquecer. Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: Forget What I Said
De onde: CD Soul Deep
Quem canta: Noora Noor
Compositor: Ole Reinert Berg-Olsen



Dedicado

domingo, 8 de setembro de 2013

Oi!

Como você está nesse domingo? Espero que tenha sido ótimo!

A partir de hoje eu vou falar de uma cantora que me encantou na primeira música que ouvi. E não consegui parar de ouvi-la desde então. O nome dela é Noora Noor e hoje ela mora na Noruega e é considerada a rainha do Soul naquele país! Se você ouvi-la vai entender. Ela tem o soul, o jazz e o blues no voz. Pra ela não é difícil cantar.

Ela já tem três álbuns lançados e o CD mais conhecido tem o nome de Soul Deep (um trocadilho para Tão Profundo, uma tradução literal seria Alma Profunda). Eu a conheci através da minha irmã que gostou do som e me mostrou. Depois disso procurei tudo sobre ela.

A música que quero falar hoje se chama Dedication (Dedicação) e é o tipo de canção para o fim de uma noite ao lado da família. Na letra ela agradece a todos os parentes com muita poesia.
Leia esse trecho:
Essa música é para minha mãe
Quem me disse para trabalhar mais
do jeito que ela adora
Faz-me sentir livre
Esta canção é para os meus irmãos
Com eles Tanta coisa mais sábia
do jeito que amo
Eu me sinto tão completo

É um blues dos mais bem tocados e cantados. O backing vocal é tranquilo e preciso. Se você for louco por música como eu sou, com certeza vai fechar os olhos e prestar atenção ao detalhes.

Ouça e dedique essa música a quem você ama. Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: Dedication
De onde: CD Soul Deep
Quem canta: Noora Noor
Compositor: Noora Noor


O som de ontem

sábado, 7 de setembro de 2013

Oi!

Como você está hoje? Feriado sempre é bom!

É sempre bom recordar e Christina Aguilera fez isso no álbum Back To Basics (De Volta ao Básico) que falamos essa semana.

Na música Back In The Day (De Volta ao Dia) ela homenageia todos os grandes da música. A canção já começa falando os nomes:
Donny Hathaway, Leena Horne
Miss Aretha, James Brown, Billie Holiday
Stevie Wonder, Gladys Knight, Louis Armstrong
Minnie Riperton, Otis Redding, Etta James

Dessa lista eu conheço e ouço com frequência: Donny Hathaway (Já teve até uma semana inteira para falar dele), Aretha Franklin e Steve Wonder. Os outros já ouvi falar, mas nunca parei para ouvir. Confesso que farei isso e é bem provável que eles apareçam aqui no blog.

A música tem uma batida pop que mistura jazz e um pouco de hip hop. Christina canta fazendo muitas firulas e em toda letra ela agradece pelos originais e inovadores. Ela cita o programa Soul Train que divulgou e mostrou para o mundo vários cantores excelentes.

Essa música é uma aula de história muito agradável aos ouvidos. Passa por todas as épocas. O CD Back To Basics usa todas essas influências.

Ouça e volte no tempo. Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: Back In The Day
De onde: CD Back To Basics
Quem canta: Christina Aguilera
Compositor: Christina Aguilera, Chris E. Martin, Kara DioGuardi, Don Costa, Jimmy Castor, Langdon Fridle Jr., Douglas Gibson, Harry Jensen, Robert Manigault e Gerald Thomas


Voltar a orar!

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Olá!

Como você está hoje? Espero que esteja tudo bem!

Já conheceu alguém que te fazia se sentir abençoado? Christina Aguilera talvez tenha conhecido alguém assim. A música Makes Me Wanna Pray (Me Faz Querer Orar).

Essa música faz parte do álbum Back To Basics (De Volta ao Básico) e uma das que mais gosto. Ela tem elementos do gospel americano e jazz.

Um coral surge em vários momentos durante a música cantando "Pray" (Orar). Parece que a música saiu de uma igreja.
Na letra, Christina usou elementos que são ouvidos em músicas gospel.
Você me faz pensar que eu estou bem, e você é a razão
Eu posso sentir isso, nós estamos nos movendo para uma nova direção
Eu comecei isso mal de verdade,
Seu amor me trouxe em um lugar mais elevado
Teve que ser você para restaurar minha fé
Todos os dias, sempre e isso me faz querer voltar a orar
Faz-me querer voltar a orar, diga isso, me faz querer voltar a orar
Faz-me querer voltar a orar, me faz querer voltar a orar

A batida é contagiante, dá vontade de sair pulando. Christina canta com toda a força que sua voz tem. O teclado e o órgão que tocam durante toda música foi retirado de uma música chamada Glad e foi tocado por Steve Winwood. Vale a pena prestar atenção.

Ouça e ore. Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: Makes Me Wanna Pray
De onde: CD Back To Basics
Quem canta: Christina Aguilera
Compositor: Christina Aguilera, Kara DioGuardi, Rich Harrison e Steve Winwood


Deixado para fora

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Oi!

Como foi seu dia? Espero que tudo bem!

Existem músicas que são verdadeiras trilhas sonoras. As músicas Enter The Circus (Entre No Circo) e Welcome (Bem Vindo) são assim.

As duas músicas fazem parte do CD Back to Basics de Christina Aguilera. Uma é a introdução (Enter The Circus) e a outra é a música de fato (Welcome). Não dá pra falar de uma e não falar da outra.

A introdução parece ser feita por um mestre de cerimônia e dá a sensação de estar entrando em um circo. A música tem um coral que parece ser imenso. E depois começa a música. 

Um orquestra e a voz de Christina. Ela canta com segurança e algumas notas são longas. É o tipo de músicas para trilha sonora de filme. A letra mostra o vício de uma forma diferente.
Leia:
São todos os céus azuis
Diversão e jogos até você cair
Então você é deixado sem nada
Você está montando em um meteoro
Com um sorriso em seu rosto
Mas logo o brilho se apaga

Ouça e não seja deixado de fora. Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: Enter The Circus e Welcome
De onde: CD Back To Basics
Quem canta: Christina Aguilera
Compositor: Enter The Circus - Christina Aguilera e Linda Perry, Welcome - Christina Aguilera, Linda Perry, Mark Ronson e Paul III


Um problema...

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Oi!

Como você está hoje? Dia problemático? Ouça uma música!

Eu sou apaixonado pelas décadas de ouro da música. 20, 30, 40, 50 e 60. Sãos décadas que trouxeram sonoridades ímpares. Tem pessoas que dizem que nasceram na época errada. Eu acho que nasci na época certa. Eu não preciso esperar a música boa chegar até mim. Ela já está lá!

Tem uma música de Christina Aguilera que traz toda a sonoridade da era de ouro do rádio. I Got Trouble (Tenho Problemas).

Ela mistura uma sonoridade de jazz e a voz foi trabalhada com um filtro para parecer que o som está saindo de um rádio antigo. A letra parece ter sido tirada de um CD de Aretha Franklin. 
Leia esse trecho:
Porque baby tem algo
Uma coisa que você não consegue ignorar
E é óbvio que é bom, baby
Você continuará voltando para procurar por mais
Eu tenho um gosto viciante por encrencas
E eu nunca, nunca, estou satisfeita,
Sim, sou cheia de problemas, baby
E meus caminhos do mal não podem se esconder,

Christina canta como se estive diante de um pequeno grupo dentro de um bar. Um trompete tenta seduzir seus ouvidos a todo momento durante a música!

Ouça. Essa música é um problema. Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: I Got Trouble
De onde: CD Back To Basics
Quem canta: Christina Aguilera
Compositor: Christina Aguilera e Linda Perry


De mim...

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Olá!

Como foi o seu dia?

Já ouviu músicas que pareciam inacreditáveis? A música Save Me From Myself (Salve-me de Mim Mesmo) de Christina Aguilera é assim. Inacreditável.

Se nunca ouviu, você vai se deparar com uma Christina sem a voz potente e os gritos comuns em suas músicas.

É um violão, uma voz, alguns violinos e um pedido!
Leia esse trecho:
E quando eu estiver prestes a cair
De alguma maneira você sempre espera com
Seus braços abertos para me pegar
Você vai me salvar de mim mesma
De mim mesma, sim
Você vai me salvar de mim mesma

O dia em que ouvi essa música fiquei fascinado e ouvi várias vezes tentando captar cada detalhe dessa interpretação. É o tipo de música para terminar um dia cansativo.

Ouça e salve-se. Comente, curta e compartilhe.


Seja Feliz!

Música: Save Me From Myself
De onde: CD Back To Basics
Quem canta: Christina Aguilera
Compositor: Christina Aguilera, Linda Perry e Bill Bottrell




Aqui pra ficar!

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Oi!

Como você está hoje? Como foi seu dia?

Já ficou com sua auto-estima ferida por coisas que te falaram? Então ouça essa música!Ela se chama Here To Stay (Aqui Pra Ficar) é tem uma letra para levantar a estima por si mesmo!
Leia esse trecho:
Eu vou ser audaciosa, vou fazer do meu jeito, todos temos uma canção que devemos cantar
E não importa o que as pessoas digam ou possam pensar, eu não vou a lugar algum, não. 
Estou aqui para ficar
Vou continuar fazendo do meu jeito porque se quer eles estão me amando ou me odiando
Eu serei a mesma garota que costumava ser porque não irei a lugar algum, não. 
Eu estou aqui para ficar

O ritmo é ditado por uma batida grave e constante. Durante toda a música você vai ouvi-la. O refrão é cantado por muitas vozes e é acompanhado por saxofones e trompetes.

Durante a transição para o fim da música o ritmo e sons ficam mais tranquilos e Christina termina com toda a força na voz. (2min pra frente).

Ouça e fique. Do seu jeito. Comente, curta e compartilhe!


Seja Feliz!

Música: Here To Stay
De onde: CD Back To Basics
Quem canta: Christina Aguilera
Compositor: Christina Aguilera, Heather Holley, Tony Reyes, Ben H. Allen e George Henry Jackson


Um pouco safada!

domingo, 1 de setembro de 2013

Olá!

Como você está hoje? Espero que esteja tudo bem!

Já conheceu alguém que emanava sensualidade? Algumas pessoas não precisam fazer muito para chamar a atenção.

Christina fala sobre na música Still Dirrty (Ainda Saffada). Essa música faz parte do CD Back To Basics (De Volta ao Básico) de 2006. Na minha opinião, um dos melhores de toda a carreira. Já falei desse álbum aqui no blog.

Essa música tem um ritmo sensual e que fica na cabeça por várias horas. A letra fala dessa sensualidade que ela passa.
Leia esse trecho:
Não me diga para me comportar porque eu nunca jogarei esse jogo
Não me diga o que fazer porque eu nunca estarei apertado como você
Não me olha desse jeito porque eu nunca vou mudar
E se você ainda está falando sobre minha vida, você só está desperdiçando seu próprio tempo
Se eu quiser vestir uma lingerie fora de minha roupa, se eu quiser ser erótica em meus próprios vídeos
Se eu quiser ser provocante, bem isso não é um pecado, talvez você não está confortável com seu próprio corpo.

Toda a batida da música é feita por saxofones e trompetes. Dá um clima dos cabaret da década de 30. Christina canta notas curtas sem fazer muitas firulas. Você ouvirá as firulas no início e no fim. O backing vocal é feito por ela e é muito bom de se ouvir.

Ouça a safadeza de Christina Aguilera. Comente, curta e compartilhe!


Seja Feliz!

Música: Still Dirrty
De onde: CD Back To Basics
Quem canta: Christina Aguilera
Compositor: Christina Aguilera, Chris E. Martin e Kara DioGuardi